Fogos de artificio com barulho são proibidos no DF. Conheça as regras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



A venda e uso de fogos de artifício com barulho estão proibidos no Distrito Federal. Esses sons altos podem afetar a saúde e o bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos e animais de estimação. Mesmo assim, durante as festas de fim de ano, ainda há casos de uso ilegal desses artefatos.

Desde 2023, uma portaria conjunta da Secretaria de Segurança Pública e do Brasília Ambiental proibiu o manuseio, uso e comercialização de fogos com estampido. Os fogos não podem ultrapassar 100 decibéis – medida a 100 metros de altura. No réveillon de 2024, o GDF utilizou fogos silenciosos, por exemplo.

Além disso, os fogos de artifício não podem ser utilizados em eventos com participação de animais, nem em áreas próximas a zoológicos, santuários, abrigos, parques públicos e áreas de preservação. Todos os eventos que envolvem fogos de artifício precisam de autorização.

Essa autorização é concedida pela Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame) da Polícia Civil (PCDF). O Brasília Ambiental é consultado em casos de interferência em áreas de conservação e fauna. Após as autorizações, a fiscalização ambiental monitora a situação, como explicou a superintendente de Fiscalização e Monitoramento Ambiental do Brasília Ambiental, Simone Moura.

Autorização

A venda dos fogos também é fiscalizada. Quem deseja adquirir fogos de artifício precisa de autorização das autoridades governamentais e só pode comprar em estabelecimentos cadastrados. A fiscalização é realizada pela Dame, que verifica se as lojas estão seguindo as normas estabelecidas, conforme mencionou Simone Moura.

O uso dos fogos precisa ser comunicado à Polícia Civil com pelo menos 10 dias de antecedência. As regras valem para eventos públicos e privados, em locais abertos ou fechados, para pessoas físicas e jurídicas. O descumprimento pode resultar em penalidades de acordo com o artigo 253 do Código Penal.

Fogos sem ruído

O Instituto Cultural e do Bem-Estar Animal (ICBEM), com apoio do Brasília Ambiental e da Secretaria de Proteção Animal, lançou uma campanha contra os fogos de artifício neste período de festas. Eles defendem o uso de fogos de baixo ruído como uma alternativa para os fogos tradicionais. Nas redes sociais, o movimento continua com a tag #FogosSemRuido.

Em caso de violação das normas, a população pode fazer uma denúncia anônima à PCDF pelo número 197, ou à Polícia Militar, pelo 190. Também é possível denunciar pela Ouvidoria Geral do GDF, pelo telefone 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br. Denúncias serão encaminhadas ao Brasília Ambiental.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...

Homem acusado de liderar fuga em massa e atentado contra diretor de presídio em Eunápolis é preso no RJ

O homem acusado de liderar a fuga de 16 detentos no Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024, foi preso no Rio...