Conversas para contratação de Cuca avançam e torcida do Atlético – MG se opõe a decisão ao relembrar caso de estupro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


agf20240310270

Cuca está perto de ser anunciado como novo técnico do Atlético-MG para a temporada de 2025. Com passagens vitoriosas pelo clube, o treinador de 61 anos está sem clube desde junho, quando deixou o Athletico Paranaense, tornando-se uma opção após a demissão do argentino Gabriel Milito. O Atlético-MG teve um final de 2024 decepcionante, perdendo finais da Copa do Brasil e Libertadores, e lutando contra o rebaixamento no Brasileirão.

A última passagem de Cuca pelo Atlético foi em 2021, conquistando Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão. Ele também foi o técnico na conquista da Libertadores em 2013. Apesar do histórico vencedor, a negociação com Cuca não foi bem recebida por parte da torcida, especialmente por conta de uma condenação por estupro envolvendo o treinador.

Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional de Berna-Mitteland, na Suíça, anulou uma sentença de 1989 que condenava Cuca por manter relação sexual sem consentimento com uma menor de 13 anos. O caso ocorreu em 1987, quando ele era jogador do Grêmio. Cuca pediu demissão do Athletico Paranaense em maio após resultados ruins do time, que foi rebaixado. O caso foi anulado, com imposição de indenização de 9,5 mil francos suíços.

Apesar da extinção da sentença, não houve uma mudança de veredicto, pois o mérito do caso não foi reavaliado. O processo acabou prescrevendo, com a vítima falecendo em 2002. Não haverá novo julgamento, portanto, nenhuma das partes pretende recorrer. Qualquer clube que contratar Cuca estará juridicamente seguro, mas terá que lidar com a polêmica moral.

Entenda o caso

Alex Stival, Henrique Arlindo Etges, Eduardo Hamester e Fernando Castoldi, atletas do Grêmio, foram detidos sob a acusação de relação sexual sem consentimento com uma garota de 13 anos. O episódio aconteceu em um hotel na Suíça em 1987, durante excursão do clube. Cuca e os outros foram condenados dois anos depois, mas o crime prescreveu em 2004. A Justiça entendeu que não houve violência, resultando em anulação da pena.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gabriel Bortoleto avalia início nos treinos de Abu Dhabi e mantém cautela: “Ajustes a serem feitos”

Resumo rápido do dia: no Grande Prêmio de Abu Dhabi, Gabriel Bortoleto, da Sauber, mostrou consistência nas primeiras sessões de treino. 1) 1º...

Brasil bate Angola e garante vaga nas quartas de final do Mundial de Handebol Feminino

Brasil vence Angola por 32 a 26 e avança às quartas de final da Copa do Mundo Feminina de Handebol, mantendo o ritmo...

Relembre quando o Vitória decidiu a luta contra o rebaixamento na última rodada

Vitória encara a última rodada do Brasileirão contra o São Paulo, neste domingo (7), às 16h, no Barradão. A equipe precisa vencer e...