Governo determina retirada de algemas de deportados vindos dos EUA

Publicado:

O Ministério da Justiça e Segurança Pública agiu rapidamente ao determinar a retirada das algemas de cidadãos brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos. A ação ocorreu em uma aeronave norte-americana que fez um pouso de emergência em Manaus na noite de sexta-feira (24). No sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comunicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a tentativa das autoridades americanas de manter os deportados algemados durante o voo de retorno ao Brasil.

Respeito aos Direitos Fundamentais

Por orientação do ministro Lewandowski, a Polícia Federal recebeu os brasileiros deportados e exigiu a imediata retirada das algemas pelas autoridades americanas. O comunicado destacou o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. Diante disso, o presidente determinou que a Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para garantir que os brasileiros concluíssem a viagem com dignidade e segurança.

A Polícia Federal confirmou que, de fato, os deportados chegaram a Manaus algemados, porém, foram prontamente liberados pela polícia. Foi assegurado que não seriam detidos novamente pelas autoridades americanas. Os brasileiros foram recebidos com respeito e dignidade, recebendo assistência básica no aeroporto.

Apoio da Força Aérea Brasileira

A FAB disponibilizou uma aeronave para realizar o transporte dos brasileiros deportados de volta para Belo Horizonte. Profissionais de saúde foram designados para acompanhar os passageiros até o Aeroporto Internacional de Confins, mantendo o cuidado durante toda a viagem.

Contexto das Deportações

As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais iniciaram durante o mandato do ex-presidente norte-americano Donald Trump. Na última semana, centenas de pessoas foram detidas e deportadas em uma operação anunciada pela Casa Branca.

A administração Trump reforçou a política de contenção da imigração ilegal, considerada como uma emergência nacional. Logo nos primeiros dias de governo, ordens executivas foram assinadas para restringir a entrada de imigrantes nos Estados Unidos.

Ao longo dos acontecimentos reportados, a prioridade foi garantir o respeito aos direitos humanos e a dignidade dos envolvidos, em concordância com os princípios constitucionais e a proteção da soberania nacional.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-delegado assassinado em SP era jurado de morte pelo PCC, aponta relatório do MP

O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, assassinado em Praia Grande, estava sob vigilância de criminosos há pelo menos...

Atos contra anistia e PEC da Blindagem conta com Chico, Caetano e Gilberto Gil e leva mais de 42 mil pessoas à Paulista 

No último domingo, a Avenida Paulista foi palco de grandes manifestações contra a PEC da Blindagem e a anistia aos golpistas do dia...

Reservatórios da Grande São Paulo têm menor nível para setembro desde 2015

Os reservatórios da Região Metropolitana de São Paulo estão enfrentando o menor nível para setembro desde 2015, segundo a Sabesp. O volume armazenado...