Nos 40 anos de Axé Music, Salvador é a 2ª cidade que mais consome artistas da Bahia no YouTube; São Paulo lidera ranking

Publicado:

Naturalidade: Salvador. Mas a capital baiana é a cidade onde mais se consomem os artistas do estado? Neste mês de janeiro, o Bahia Notícias analisou a performance no YouTube de artistas nascidos na Bahia e descobriu que, apesar de ser o lar de cada um deles, a segunda casa é a cidade de São Paulo.

Em um levantamento feito pelo Bahia Notícias através do YouTube Charts com 24 nomes da música baiana no período de 12 de janeiro de 2024 a 12 de janeiro de 2025, foi identificado que Salvador é a segunda cidade que mais ouve os artistas do movimento Axé Music, que completa 40 anos em 2025. São Paulo lidera a lista.

A capital baiana aparece 9 vezes como a primeira cidade do Asa de Águia, Bell Marques, Carlinhos Brown, Chiclete com Banana, Durval Lelys, Filhos de Jorge, Timbalada, Olodum e Xanddy Harmonia.

São Paulo lidera o ranking aparecendo 15 vezes como primeira entre as bandas: Ara Ketu, Babado Novo, Banda Eva, Cheiro de Amor, Claudia Leitte, Daniela Mercury, É O Tchan, Ivete Sangalo, Jammil, Léo Santana, Luiz Caldas, Margareth Menezes, Netinho, Parangolé e Psirico.

Screenshot 2025 01 30 12.59.47Foto: Bahia Notícias

No Top 2, Salvador aparece 9 vezes, enquanto São Paulo aparece 8, Rio de Janeiro seis e Fortaleza aparece uma única vez como a segunda cidade mais ouvida de Bell Marques. 

As cidades de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro aparecem em alguma posição entre os 24 analisados. Já Fortaleza marca 22 vezes, Belo Horizonte em 14, e Recife aparece entre 10 artistas. A única banda que aparece com cidades diferentes que as capitais do Brasil é a Filhos de Jorge, que pontuou em Lauro de Freitas (RMS) e Feira de Santana.

Na lista foram contemplados todos os cantores com perfis ativos no YouTube, e fazem parte do guarda-chuva do Axé, isto é, cantores solo e bandas que cantam pagode, tocam ijexá, samba-reggae, galope e outros ritmos que integram o movimento.

Não foram encontrados registros de nomes importantes para a música baiana, como Saulo Fernandes, Alinne Rosa, BamdaMel. Da mesma forma que foi possível encontrar artistas em dois momentos distintos da carreira, como Durval Lelys no Asa de Águia e fora da banda, Bell Marques no Chiclete e na carreira solo, Claudia Leitte, Ivete e Léo Santana.

Screenshot 2025 01 30 12.29.29Foto: YouTube

A parada musical do YouTube foi lançada em 2018, e reúne os clipes e canções mais populares da plataforma. O ranking disponibilizado pelo YouTube contabiliza informações de mais de 50 países e são atualizados diariamente ou semanalmente.

O Bahia Notícias analisou também o Pico de View dos artistas, isto é, momento em que eles foram mais escutados. Dos 24 artistas, 18 foram mais escutados no dia 10 de fevereiro de 2024, o sábado de Carnaval em Salvador. Quatro artistas aparecem como os mais escutados do dia 31 de dezembro, são eles, Ara Ketu, É O Tchan, Filhos de Jorge e Psirico. Os únicos com marca fora do verão são Carlinhos Brown e Daniela Mercury.

De acordo com Jonga Cunha, músico do Mudei de Nome, estudioso do Axé e curador da exposição ‘Axé: A Força Sonora e Visual de um Movimento’, é natural que o consumo de artistas da música baiana aumente durante o verão e a temporada de festas no país.

“É natural que a música baiana seja mais procurada nesse período. É muito alegre, muito a cara de festa. Quando chega o verão, é natural que o consumo cresça. Aí, é igual o consumo de cerveja. É natural. Isso aí é natural. Aí não tem nem o que discutir sobre isso. É natural que os cachês melhorem, que o número de show dobre, porque quando chega o verão as pessoas ficam irresponsáveis, gastam o décimo terceiro na cerveja, na viagem, na praia, rebolando com a roupa branca que não tinha dinheiro para comprar, mas é isso”, afirma Jonga aos risos.

SÃO PAULO É A SEGUNDA CASA DO AXÉ?
Apesar de liderar o ranking, a São Paulo só passou a investir no Carnaval como se faz em Salvador há poucos anos. A prioridade da capital paulista era a competição do Carnaval com o Rio de Janeiro, além de manter a tradição das escolas de samba.

Desde 2014 a Prefeitura de São Paulo realiza o cadastro dos blocos de rua. Nessa época, o Carnaval de Salvador, nos moldes que conhecemos atualmente, já tinha 64 anos de existência.

Screenshot 2025 01 30 12.38.37Foto: Divulgação

Para 2025, a cidade prevê o maior Carnaval de rua da história, com 767 blocos inscritos e um contrato de R$ 27,8 milhões para o investimento na festa de rua.

Quando se fala em energia do Carnaval de Salvador fora da 1ª capital do Brasil, a festa que vem na cabeça é a micareta, e essa é uma história do Nordeste, já que São Paulo não é conhecida por essa tradição.

Screenshot 2025 01 30 12.40.03Foto: Divulgação

As mais conhecidas e populares acontecem em Fortaleza, Natal, Aracaju e Feira de Santana, cidades que aparecem no ranking onde mais se consome artistas da Bahia. Feira de Santana, inclusive, já iniciou o planejamento para a realização da festa, que em 2025 acontece entre os dias 1º e 4 de maio.

Belo Horizonte, que aparece no ranking, tem uma história especial com o axé. A ligação com o movimento é tão grande que em 1998 nasceu o maior festival musical de axé fechado do Brasil, o ‘Axé Brasil’.

A festa se descrevia como “uma verdadeira celebração da cultura baiana”, e movimentava a cultura e a economia mineira. Ao longo dos anos, a festa com apresentações de grandes nomes do movimento, como Banda Eva, Chiclete com Banana, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Alinne Rosa, Asa de Águia, Tomate, Saulo Fernandes, A Zorra e outros. 

A última edição da festa aconteceu em 2014. Fora da capital, Minas consome “com vigor” os artistas do movimento. Prova disso é a festa Bloco do Urso, que acontece em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, e em 2025 conseguiu tirar Ivete Sangalo do domingo de Carnaval em Salvador, para levar a artista como a grande atração do dia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem de 18 anos é executado dentro de casa em Ipiaú; duas mulheres foram baleadas

Na noite deste sábado (11), um jovem de 18 anos, identificado como Carlos César Andrade, conhecido como "Kinho", foi morto a...

Protesto de entregadores termina em briga generalizada em Feira de Santana; duas pessoas ficaram feridas

Na noite deste sábado (11), um protesto organizado por entregadores de delivery em Feira de Santana, a cerca de 100 km...

Bairro do Comércio vira parque a céu aberto no Dia das Crianças com o Viver Salvador

Neste domingo (12), as ruas do bairro do Comércio se encheram de alegria durante a 2ª edição do Viver Salvador Comércio – Especial...