Petro pede que colombianos em situação irregular nos EUA voltem imediatamente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, emitiu um pedido nesta sexta-feira (31) para que cidadãos colombianos sem documentação regularizada nos Estados Unidos deixem seus empregos e retornem imediatamente ao seu país de origem.

Como medida de apoio, o Departamento de Prosperidade Social oferecerá créditos aos colombianos que optarem por retornar, a fim de facilitar a inscrição em programas de governo.

Recentemente, aviões da Força Aérea Colombiana trouxeram deportados dos EUA até Bogotá.

A crise diplomática entre Estados Unidos e Colômbia teve início quando Petro se recusou a aceitar deportados colombianos em um avião cargueiro americano. Esta recusa gerou tensões entre os dois países, com ameaças de tarifas e trocas de farpas nas redes sociais.

A situação se acalmou após um acordo ser alcançado entre os governos de Petro e dos EUA, resultando no retorno dos colombianos deportados em voos militares americanos. Este desfecho evitou medidas punitivas, como sanções tarifárias e restrições de visto.

Com a crise contornada, fica claro como a imigração representa um tema sensível e urgente na região latino-americana, evidenciando a necessidade de discussões e ações conjuntas para lidar com essas questões de forma adequada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após mortes, EUA devem retirar 700 agentes do ICE de Minnesota

O czar da fronteira dos Estados Unidos, Tom Homan, anunciou nesta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, a retirada de 700 agentes do...

Bill Gates nega acusações e pede desculpa por relação com Epstein

Bill Gates negou as acusações divulgadas nos documentos do Departamento de Justiça sobre Jeffrey Epstein, classificando-as como falsas e dizendo que se arrepende...

Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

O Human Rights Watch (HRW) divulgou seu relatório anual sobre Direitos Humanos, alertando para o aumento do autoritarismo e o recuo da democracia...