Petro pede que colombianos em situação irregular nos EUA voltem imediatamente

Publicado:

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, emitiu um pedido nesta sexta-feira (31) para que cidadãos colombianos sem documentação regularizada nos Estados Unidos deixem seus empregos e retornem imediatamente ao seu país de origem.

Como medida de apoio, o Departamento de Prosperidade Social oferecerá créditos aos colombianos que optarem por retornar, a fim de facilitar a inscrição em programas de governo.

Recentemente, aviões da Força Aérea Colombiana trouxeram deportados dos EUA até Bogotá.

A crise diplomática entre Estados Unidos e Colômbia teve início quando Petro se recusou a aceitar deportados colombianos em um avião cargueiro americano. Esta recusa gerou tensões entre os dois países, com ameaças de tarifas e trocas de farpas nas redes sociais.

A situação se acalmou após um acordo ser alcançado entre os governos de Petro e dos EUA, resultando no retorno dos colombianos deportados em voos militares americanos. Este desfecho evitou medidas punitivas, como sanções tarifárias e restrições de visto.

Com a crise contornada, fica claro como a imigração representa um tema sensível e urgente na região latino-americana, evidenciando a necessidade de discussões e ações conjuntas para lidar com essas questões de forma adequada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Quem protege e auxilia atores estrangeiros malignos como Moraes ameaça os interesses dos EUA’, diz Marco Rubio

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, fez uma declaração importante nesta segunda-feira, 22 de setembro. Ele comentou sobre a inclusão...

EUA continuarão mirando indivíduos que fornecem suporte a Moraes, diz secretário de Trump

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou que o governo norte-americano “continuará a mirar indivíduos que fornecem apoio material a...

Milei se reunirá com Trump nesta terça-feira durante a Assembleia-Geral da ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá um encontro com o líder argentino Javier Milei em Nova York. O evento...