Governo Lula devolve nacionalidade brasileira a ex-mulher de Bolsonaro

Publicado:

O Ministério da Justiça do governo Lula restabeleceu a nacionalidade brasileira para a advogada Ana Cristina Valle, ex-mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro. A portaria do ministério, datada de 23 de janeiro de 2025, cumpre uma determinação da Justiça Federal de Brasília.

No mês passado, o juiz federal Leonardo Pauperio emitiu uma liminar anulando a revogação da nacionalidade de Ana Cristina, ocorrida em 2023 quando ela se tornou cidadã norueguesa. Essa decisão foi baseada em uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional em 2023, que estabelece que a cidadania brasileira não pode mais ser perdida ao adquirir outra nacionalidade, exceto em casos de sentença judicial por fraude no processo de naturalização ou atentado à ordem constitucional.

Ana Cristina é a mãe de Jair Renan, o quarto filho de Bolsonaro, e reside atualmente na Noruega. Em 2022, ela se candidatou a deputada distrital, porém não foi eleita.

Ana Cristina Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro

Ana Cristina Valle e Jair Bolsonaro são pais de Jair Renan

Ana Cristina Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro, com o filho, Jair Renan Bolsonaro

Ana Cristina Siqueira Valle, ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jerônimo defende integração entre entes federativos e reclama de negacionismo na segurança pública

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quinta-feira (6) que não há espaço para negacionismo na política de segurança pública do...

Sorocaba: após afastamento, prefeito tiktoker fala em “não desistir”

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, conhecido nas redes sociais como “prefeito tiktoker”, foi afastado de seu cargo na manhã desta quinta-feira (6/11)....