TJ-BA decide sobre a necessidade de teste psicológico em concurso de guarda municipal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que a realização de teste psicológico para o cargo de guarda municipal só pode ser requerida caso o edital do concurso e a legislação municipal assim estabeleçam. Essa determinação foi feita pela Segunda Câmara Cível do TJ-BA.

O município de Pojuca publicou um edital para concurso público de guarda municipal, incluindo uma etapa de avaliação psicológica/psicoteste. Um candidato a essa posição foi considerado inapto nessa avaliação e, em resposta, moveu uma ação buscando reverter sua desclassificação.

O TJ-BA acolheu o recurso do candidato, revertendo a decisão inicial que negou a segurança, e anulou a exigência de avaliação psicológica pelo edital. Segundo a decisão, é fundamental a existência de uma legislação municipal específica que regulamente essa avaliação para o cargo, seguindo entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do próprio TJ-BA.

O município de Pojuca recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), argumentando que a legislação federal já prevê a obrigatoriedade do teste psicológico, não havendo necessidade de uma legislação municipal específica. O Desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva, 2º Vice-Presidente do TJBA, acolheu o recurso do município e encaminhou o caso ao STJ.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM prende homem com grande quantidade de haxixe “dry” e R$ 964 no DF. Veja vídeo

MenuMetropólesSuspeito de tráfico de drogas também estava em posse de porções de cocaína, crack e maconha, segundo a PMDF21/02/2026 08:59, atualizado 21/02/2026 09:09metropoles.comDivulgação/PMDF A...

Como a CPMI do INSS viu as primeiras decisões de Mendonça no Master

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto Antes entusiasmados com a ida do ministro do STF, André Mendonça, para a relatoria do caso Master, integrantes da CPMI do...