Justiça Eleitoral condena Marçal e o declara inelegível por 8 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em decorrência de abuso de poder político e econômico, Pablo Marçal (PRTB), que concorreu sem êxito à prefeitura de São Paulo no ano anterior, foi condenado pela Justiça Eleitoral do estado e ficará inelegível por oito anos a partir de 2024.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral da capital, acatou parcialmente as ações movidas pela campanha de Guilherme Boulos (PSOL) e pelo PSB, partido que apresentou Tabata Amaral como candidata.

Marçal veiculou em suas redes sociais a oferta de produção de vídeos de apoio a candidatos “de direita” mediante transferências via Pix no valor de R$ 5 mil.

O magistrado considerou tal prática como “conduta ilícita com potencial para prejudicar a legitimidade das eleições”. Zorz ainda enfatizou que a conduta de Marçal “caracteriza-se como altamente repreensível (em termos qualitativos) e viola o princípio da legitimidade eleitoral”.

No decorrer do processo, a defesa de Marçal argumentou que os valores recebidos foram devolvidos posteriormente e que somente seis pessoas efetuaram transferências. Entretanto, tais argumentos foram rejeitados pelo juiz.

A Folha tentou contatar a equipe de campanha de Marçal para obter um posicionamento sobre a decisão, porém não obteve resposta. O candidato derrotado ainda tem o direito de recorrer.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na TV francesa, Flávio Bolsonaro diz que “Brasil precisa ser salvo”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou o governo de Lula em uma entrevista à CNews, emissora francesa, nesta segunda-feira (9/2). Ele atribui ao...

Confira discurso de Rafinha antes da vitória do São Paulo no Paulistão

O São Paulo venceu o Primavera por 2 x 1, de virada, neste sábado (7/2), no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. A partida foi disputada...

Federação da Espanha suspende árbitro que agrediu prostituta

Para eu cumprir todas as suas regras de forma fiel, preciso do texto completo a ser resumido. O título sozinho não permite extrair...