Justiça Eleitoral condena Marçal e o declara inelegível por 8 anos

Publicado:

Em decorrência de abuso de poder político e econômico, Pablo Marçal (PRTB), que concorreu sem êxito à prefeitura de São Paulo no ano anterior, foi condenado pela Justiça Eleitoral do estado e ficará inelegível por oito anos a partir de 2024.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral da capital, acatou parcialmente as ações movidas pela campanha de Guilherme Boulos (PSOL) e pelo PSB, partido que apresentou Tabata Amaral como candidata.

Marçal veiculou em suas redes sociais a oferta de produção de vídeos de apoio a candidatos “de direita” mediante transferências via Pix no valor de R$ 5 mil.

O magistrado considerou tal prática como “conduta ilícita com potencial para prejudicar a legitimidade das eleições”. Zorz ainda enfatizou que a conduta de Marçal “caracteriza-se como altamente repreensível (em termos qualitativos) e viola o princípio da legitimidade eleitoral”.

No decorrer do processo, a defesa de Marçal argumentou que os valores recebidos foram devolvidos posteriormente e que somente seis pessoas efetuaram transferências. Entretanto, tais argumentos foram rejeitados pelo juiz.

A Folha tentou contatar a equipe de campanha de Marçal para obter um posicionamento sobre a decisão, porém não obteve resposta. O candidato derrotado ainda tem o direito de recorrer.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cartinhas Pokémon: TikTok fez hobby dos anos 1990 virar febre global

O universo Pokémon nunca deixou de encantar gerações, e isso fica claro com o Pokémon TCG, a popular linha de cartas colecionáveis. Desde...

CPMI do INSS ouve ex-presidente do instituto nesta segunda (13/10)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ouvirá, nesta segunda-feira, 13 de outubro,...

Violência sexual: DF registra dois casos de estupro a cada 24h em 2025

Na primeira semana de outubro, o Distrito Federal foi abalado por dois casos de violência sexual que acenderam o alerta para a gravidade...