Agricultura desiste da obrigatoriedade de carimbo com validade em ovos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) decidiu abolir a exigência de carimbo na casca de ovos comercializados sem rótulo, a granel ou em bandejas abertas, contendo informações como a data de validade e o número de registro do produtor. Essa obrigatoriedade, que ainda não estava em vigor, vinha enfrentando críticas do setor do agronegócio e de grupos políticos ligados à área.

Com essa nova resolução, o carimbo em ovos vendidos de forma avulsa não será mais compulsório. Os ovos comercializados em caixas e embalagens já possuem a data de validade impressa. Na semana anterior, conforme reportagem do Metrópoles, o governo já havia decidido postergar a exigência, e agora a ideia foi completamente descartada.

A determinação originalmente estabelecida em uma portaria de setembro de 2024, com início de vigência seis meses depois, em 4 de março de 2025, foi adiando a obrigatoriedade para 4 de setembro deste ano. Contudo, nesta sexta-feira, foi tomada a decisão de retirar a exigência do carimbo nos ovos de uma vez por todas.

Preços dos ovos subiram 40% em 2025

Alguns críticos da medida proposta pelo Mapa argumentavam que essa exigência poderia encarecer o produto. Ao lado de outros alimentos, os preços dos ovos tiveram um aumento significativo, impactando o orçamento dos brasileiros. De acordo com o Metrópoles, os ovos subiram até 40% desde a segunda metade de janeiro, conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A Abras apontou que o aumento no preço deste alimento específico se deve à crescente demanda e à oferta restrita, uma vez que os consumidores brasileiros têm recorrido mais aos ovos de galinha devido ao aumento nos preços das carnes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça mantém prisão preventiva de Filipe Martins após audiência de custódia

A Justiça decidiu manter a prisão preventiva de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, após audiência...

Turista argentino apanha de ambulantes em praia de Balneário Camboriú

Vídeo viral mostra um turista argentino sendo agredido por funcionários de quiosques na Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O episódio...

TCU deve determinar inspeção no Banco Central sobre caso Banco Master

O documento, assinado por Ailton de Aquino, diretor de Fiscalização, e Renato Gomes, diretor de Reorganização do Sistema Financeiro, descreve as...