Brasil apoia candidatura de chanceler do Suriname ao comando da OEA

Publicado:

O Brasil apoia a candidatura do chanceler do Suriname para o comando da OEA

O governo brasileiro anunciou o apoio à candidatura de Albert Ramdin, ministro das Relações Exteriores do Suriname, para o cargo de secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). A Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai também endossam a nomeação de Ramdin. Com vasta experiência diplomática, incluindo passagens anteriores como secretário-geral adjunto da OEA, Ramdin é visto como alguém capaz de trazer uma nova perspectiva aos desafios enfrentados pelos países da região, refletindo as realidades e aspirações do Caribe e das Américas como um todo.

A eleição para o novo chefe da OEA está agendada para a próxima segunda-feira (10/3). Atualmente, a organização é liderada pelo uruguaio Luis Almagro. Quem assumir a posição terá mandato até 2030. Ramdin concorre com Rubén Ramírez Lezcano, ministro das Relações Exteriores do Paraguai.

Criada em 1948, a OEA é um espaço que reúne 35 países das Américas com o objetivo de fortalecer a cooperação e promover o desenvolvimento regional. A escolha do próximo secretário-geral é de grande importância para a organização e para os rumos que serão dados às questões regionais no decorrer da próxima década.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dua Lipa recebe escolta policial durante visita a bar em Botafogo, no Rio de Janeiro

Na noite de quinta-feira (20), a cantora Dua Lipa passou por um momento tenso em um bar no bairro de Botafogo, na zona...

Kanye West tem show cancelado no Brasil após polêmicas com apologia ao nazismo

O show de Kanye West, agendado para 29 de novembro em São Paulo, foi cancelado devido a declarações do prefeito Ricardo Nunes e...