Em uma tentativa de encerrar o impasse, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou recentemente a intenção de suspender a interrupção do compartilhamento de inteligência com a Ucrânia. Essa medida, que inicialmente visava pressionar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a cooperar com os esforços de paz liderados pelos EUA, gerou críticas. A suspensão prejudicou a capacidade ucraniana de se defender contra ataques russos, levando a debates acalorados.
Nesta terça-feira (11), representantes dos EUA se preparam para se reunir com uma delegação ucraniana na Arábia Saudita. O encontro visa discutir possíveis concessões da Ucrânia à Rússia, visando encerrar o conflito em curso há três anos. Dentre os temas a serem abordados, está a proposta de exploração de minerais raros pelos americanos em troca de fundos e segurança para a Ucrânia.
A negociação inclui a potencial devolução de territórios ucranianos sob posse russa desde o conflito. Este acordo de mineração é essencial para garantir a segurança do povo ucraniano e permitir que Trump honre a dívida contraída devido à assistência financeira enviada pela administração anterior. O presidente, agora na Casa Branca após deixar a Flórida, participará das discussões em prol do avanço rumo à estabilidade na região.
Facebook Comments