Policiais mortos por bando de Lampião em emboscada na Bahia recebem homenagem póstuma

Publicado:

No ano de 1931, policiais militares foram vítimas de uma emboscada durante o período do Cangaço, sendo homenageados postumamente nesta quarta-feira (26). A prefeitura de Paulo Afonso, localizada na divisa da Bahia com Sergipe e Alagoas, prestou essa singela homenagem aos bravos agentes. Uma placa contendo os nomes do sargento e seis soldados que perderam a vida na emboscada foi inaugurada na Fazenda do Touro, local do ocorrido.

cangaço

Foto: Benjamin Abrahão/Coleção Instituto Moreira Salles – 1936

De acordo com informações da Polícia Militar (PM-BA), o ataque foi perpetrado pelo famoso bando de cangaceiros liderado por Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como “Lampião”. Esse grupo era conhecido por semear o terror entre as populações sertanejas na primeira metade do século XX.

O sargento Leomelino Rocha e os soldados: Carlos Elias dos Santos, Francisco das Santos, José Carlos de Souza, José Gonçalves do Amarante, Pedro Celestino Soares e Saul Ferreira da Silva foram os homenageados nessa cerimônia. Eles estavam em perseguição aos cangaceiros quando perderam suas vidas.

A PM-BA destacou que “o restante da tropa só não foi dizimado porque o comandante do grupo, o tenente PM Arsênio Alves de Souza, disparou rajadas de metralhadora, afastando momentaneamente os criminosos”. O prefeito de Paulo Afonso, Mário Azevedo, durante o discurso de inauguração da placa em memória desses policiais, ressaltou: “Conferimos honra a quem é digno dela”, reconhecendo assim a gratidão devida aos homenageados.

O ato em homenagem aos policiais contou com a presença dos tenentes-coronéis Raimundo Marins e Marcos Davi, o historiador e chefe da Coordenação de Documentação e Memória da PMBA, o escritor Sandro Lee, o secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Kôka Tavares, e outras autoridades locais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista de app esfaqueado por ladrão no DF precisa de UTI, diz esposa

Um motorista de aplicativo, Elias Alves dos Santos Filho, de 37 anos, foi esfaqueado no pescoço durante uma corrida em Ceilândia, no Distrito...

Colisão frontal entre caminhão e carro na BR-030 deixa feridos em Brumado

Na noite de sexta-feira (24), um acidente grave ocorreu na BR-030, em Brumado, resultando em ferimentos para duas pessoas. A colisão frontal, que...