Gilmar Mendes pede vista e suspende julgamento de recurso de Robinho

Publicado:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou mais tempo para analisar o recurso apresentado pela defesa do ex-atacante Robinho, questionando a decisão que determina o cumprimento da pena por estupro. O julgamento foi interrompido por tempo indeterminado, aguardando o retorno de Mendes ao plenário virtual do tribunal.

O relator, ministro Luiz Fux, votou a favor da manutenção da prisão de Robinho, decisão acompanhada por Alexandre de Moraes. A defesa do ex-jogador busca a suspensão do cumprimento da pena estabelecida por um tribunal italiano.

Analisando embargos de declaração interpostos pela defesa, Fux reitera que o caso já foi amplamente discutido no STF em uma votação que resultou na rejeição do recurso por 9 votos a 2. Robinho cumpre pena na Penitenciária II de Tremembé, em São Paulo, pelo estupro ocorrido na Itália.

A defesa anteriormente contestou no STF a decisão do STJ, que validou a sentença italiana, determinando a pena de 9 anos em regime fechado no Brasil. Exceto por Dias Toffoli e Gilmar Mendes, a Corte decidiu pela manutenção da prisão de Robinho.

O processo continua em julgamento no Plenário Virtual e deve ser concluído até sexta-feira (4/4). Atualmente, Robinho está detido na mesma instituição que Ronnie Lessa, condenado pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista.

Relembre o Caso Robinho

Robinho foi preso em março do ano passado por estupro coletivo de uma mulher albanesa em Milão, em 2013. Condenado em 2017 pela Justiça italiana, a prisão efetiva ocorreu após decisão do STJ em 2024, determinando o cumprimento da pena em regime fechado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A pedra de bom tamanho que atravanca o caminho de Tarcísio

Eduardo, deputado e filho de Bolsonaro, sempre foi o mais rebelde do trio. Ele não dá sinal de que isso irá mudar. Carlos,...

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...