Moraes determina prisão domiciliar para professor doente preso no 8/1

Publicado:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que Jaime Junkes, professor aposentado condenado por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, poderá cumprir sua sentença em prisão domiciliar. A determinação, publicada na sexta-feira (28/3), atende a um pedido da defesa do condenado, que alegou problemas de saúde graves, como câncer de próstata e complicações cardíacas, incluindo um infarto recente.

Anteriormente, em 21 de março, Moraes tinha negado o pedido de revogação da prisão, mas havia autorizado que Junkes saísse para tratamento médico. Agora, o professor será transferido para prisão domiciliar, com restrições que incluem o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de acessar redes sociais e dar entrevistas, além de limitações para visitas. Apenas advogados, irmãos, filhos, netos e outras pessoas autorizadas pelo STF poderão visitá-lo, com deslocamentos para tratamento médico exigindo autorização prévia da Suprema Corte, exceto em situações de urgência.

Em outra decisão, no mesmo contexto, Moraes concedeu prisão domiciliar a Débora Rodrigues dos Santos, acusada de pichar a estátua da Justiça com a frase “Perdeu, mané” em batom. Débora já deixou a prisão e está em sua residência, conforme parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que recomendou a substituição da prisão preventiva pela domiciliar.

Assim como Junkes, Débora também terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibida de usar redes sociais, dar entrevistas ou manter contato com outros envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Suas visitas serão limitadas a advogados, pais, irmãos ou outras pessoas permitidas previamente pelo STF.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é encontrado morto com marcas de facadas na zona rural de Ipiaú

Um homem de 54 anos foi encontrado morto na noite deste sábado em uma estrada na zona rural de...

Sandrão manda recado para família de menino sequestrado por ela

Sandra Regina Ruiz Gomes, mais conhecida como Sandrão, que está presa por um crime brutal, falou pela primeira vez sobre o sequestro do...