A escolha de Robert Francis Prevost como o 267º papa da Igreja Católica no dia 8 de maio foi motivo de festejos, especialmente no Peru, onde ele possui cidadania. A capital, Lima, viu os sinos tocarem em celebração e o nome do novo papa, que adotou o título de Leão XIV, ser celebrado nas ruas e igrejas.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, comentou que Prevost se tornou cidadão em 2015 em reconhecimento ao seu “profundo amor” pelo país, onde dedicou grande parte da sua vida religiosa a servir os necessitados. “Ele semeou esperança e compartilhou as alegrias do nosso povo”, disse a presidente em um discurso.
“Ele se tornou cidadão peruano em 2015 como expressão de seu profundo amor pelo Peru, país onde dedicou grande parte de sua vida religiosa a servir aos pobres”, declarou.


1 de 5
Papa Leão XIV, Robert Prevost
Christopher Furlong/Getty Images

2 de 5
Papa Leão XIV, Robert Prevost foi escolhido nesta quinta-feira (8/5)
Marijan Murat/dpa (Photo by Marijan Murat/picture alliance via Getty Images

3 de 5
Robert Prevost cumprimenta a população
Christopher Furlong/Getty Images

4 de 5
Papa Leão XIV, Robert Prevost, é o 267º a ocupar o cargo
Marijan Murat/dpa (Photo by Marijan Murat/picture alliance via Getty Images

5 de 5
Robert Prevost em gesto de devoção
Christopher Furlong/Getty Images
As ruas do Peru também estavam repletas de imagens de Prevost, evidenciando o carinho e respeito que ele conquistou ao longo da sua trajetória religiosa. A cantora Eva Ayllón expressou sua alegria: “O novo papa viveu e dedicou muitos anos da sua vida ao Peru. Viva o nosso Leão XIV. Amém.”
Primeiro discurso
Após o anúncio do seu nome, Leão XIV fez uma breve aparição. Em sua primeira mensagem, ele enfatizou a paz, o legado de Francisco e a importância de conectar-se com os mais necessitados. “Queremos ser uma igreja que caminha, sempre em busca da paz e do amor”, destacou, ao resumir sua visão para a nova liderança.

Facebook Comments