Rui Costa critica CGU por falha preventiva e diz que governo perdeu chance de conter fraudes no INSS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, culpou a Controladoria-Geral da União (CGU) pela crise das fraudes no INSS que afetou o governo Lula. Em entrevista ao jornal O Globo, ele destacou que a CGU não alertou o governo, incluindo o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, sobre indícios de irregularidades.

“O papel da Polícia Federal é apurar o crime. O da Controladoria é impedir o crime. A função de qualquer Controladoria é preventiva”, afirmou. Costa acredita que, se os alertas tivessem sido feitos a tempo, o governo poderia ter agido rapidamente e evitado a propagação do escândalo. Ele reconheceu que as fraudes começaram na gestão anterior, mas lamentou que dois anos tenham se perdido sem uma ação mais rigorosa.

A operação “Sem Desconto”, iniciada recentemente pela Polícia Federal e CGU, revelou um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, com suspeitas de desvio superior a R$ 6 bilhões. O escândalo resultou na queda da cúpula do INSS e na saída de Lupi do governo, gerando desgaste político com o PDT.

Embora reconheça falhas do Congresso, que em 2019 revogou regras de verificação mais rigorosas, Rui Costa defende o fim do modelo de convênios que permite descontos automáticos, instituído nos anos 1990. “Essa crise evidenciou a vulnerabilidade desse sistema. Precisamos revisar o modelo”, afirmou.

Além disso, o ministro pediu um “raio-x” completo para identificar as entidades fraudulentas e as que atuaram corretamente. Ele observou que nem todos os casos envolvem dolo e que a reparação nem sempre é aplicável, mesmo com autorização induzida.

A CGU e seu titular, Vinicius Carvalho, não comentaram as declarações de Costa. O governo agora busca implementar um plano para ressarcir as vítimas e mitigar os danos políticos do escândalo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Três pauladas na cabeça”: tio mata sobrinha e enterra corpo em quintal. Veja vídeo

Polícia Militar prende Paulo Fagundes de Oliveira, acusado de matar Beatryz Emelly Nunes da Silva Ferreira, 14 anos, em Britânia (GO). Durante a...

PM apreende arma de fogo durante confronto com suspeitos de tráficos em Pernambués

Arma calibre .40 foi apreendida pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (21), no bairro de Pernambués, em Salvador, na Travessa Santa Clara,...

Ataque a tiros deixa três pessoas mortas e uma ferida na Austrália

Uma tragédia de tiroteio atingiu a pequena Lake Cargelligo, no estado de Nova Gales do Sul (NSW), na Austrália, uma cidade com cerca...