Acionada por Moraes, PGR segura ação contra Kassab há um mês

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Gilberto Kassab
Gilberto Kassab – Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Após ser acionada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, em abril, a Procuradoria-Geral da República (PGR) mantém um inquérito contra o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, em espera há mais de um mês.

Originada da operação Lava Jato, a investigação aborda corrupção passiva, caixa 2 e lavagem de dinheiro, ligando Kassab ao suposto recebimento de R$ 16 milhões em propina da JBS em troca de apoio político.

logo metropoles branca

Alexandre de Moraes e Gilberto Kassab

1 de 3

Carlos Moura/SCO/STF; Divulgação/Governo de SP

Gilberto Kassab 1

2 de 3

Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD

Bruna Sampaio e Carol Jacob/Alesp

alexandre de moraes gravata hermes julgamento bolsonaro stf 3

3 de 3

Ministro do STF Alexandre de Moraes

STF/Divulgação

O inquérito, que começou no STF, foi encaminhado à Justiça Eleitoral de São Paulo por Moraes em 2019, sendo encerrado na primeira instância por falta de provas.

Em 19 de março de 2025, Moraes decidiu que a ação retornasse ao STF, baseando-se em mudanças no entendimento da Corte sobre a prerrogativa de foro. Segundo o novo entendimento do Supremo, o foro privilegiado é mantido mesmo após a autoridade deixar o cargo, em casos de crimes cometidos em função do exercício do cargo.

A defesa de Kassab pediu o arquivamento do inquérito, argumentando que a investigação já havia transitado em julgado na primeira instância. No entanto, Moraes solicitou um parecer da PGR em 9 de abril, que ainda não foi apresentado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é Adolpho Veloso, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia

Adolpho Veloso, diretor de fotografia brasileiro, foi indicado ao Oscar 2026 na categoria Melhor Fotografia pelo filme Sonhos de Trem, da Netflix, lançado...

Defesa de Pedro culpa a Globo por escândalo no BBB 26: entenda

A defesa de Pedro Henrique Espindola, ex-participante do BBB 26, afirma que a família aguarda um posicionamento oficial da Globo sobre as medidas...

GCM inicia aulas com mulheres e público LGBT+ para defesa pessoal em festas populares

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador iniciou, nesta quinta-feira (22), a oficina de defesa pessoal ofertada para mulheres e público LGBT+, com...