Alagoas lidera ranking do mercado livre de gás natural; Sergipe aparece em segundo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Com uma pontuação de 91,29, Alagoas ultrapassou Sergipe, que havia mantido a primeira posição desde 2023

Agência Petrobras/Divulgação

Valor do gás natural está atrelado a variação do petróleo no mercado internacional

O ranking é fundamentado em 37 critérios regulatórios, organizados em quatro categorias principais: facilidade de migração, isonomia entre consumidores, comercialização e desverticalização.

Alagoas se destaca como o estado líder no mercado livre de gás natural no Brasil, conforme o Ranking do Mercado Livre do Gás (Relivre) divulgado em 12 de maio de 2025. Com uma pontuação de 91,29, Alagoas ultrapassou Sergipe, que havia mantido a primeira posição desde 2023. Na sequência, Sergipe e Espírito Santo ocupam o segundo e o terceiro lugares, com 84,66 e 60,45 pontos, respectivamente. A recente regulamentação da Lei do Gás em Alagoas foi um elemento determinante para essa conquista, pois possibilitou a alocação livre de volumes de gás e eliminou taxas de fiscalização que oneravam os comercializadores.

Renata dos Santos, secretária da Fazenda de Alagoas, enfatizou a importância dessa posição no ranking para o crescimento econômico do estado e a segurança jurídica do setor de gás. A estrutura tarifária do sistema de distribuição também desempenhou um papel crucial, com tarifas diferenciadas para atender a diversos perfis de consumidores. Outro avanço significativo foi a homologação do Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD), que estabelece um acordo entre consumidores e a concessionária de gás.

O que você acha sobre essa mudança no ranking? Deixe sua opinião nos comentários!

“`

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Governo usou lucros com exportação para conter preço dos combustíveis

Resumo rápido: o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, afirmou que o Brasil pode usar receitas extraordinárias decorrentes da alta do petróleo para atenuar...

Jovens ocupados são a maioria, mas 6,2 milhões seguem como “nem-nem”

Um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com cruzamento de dados do IBGE/PNAD Contínua, RAIS e eSocial, mostra que no 1º...

Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

Trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, além de servidores públicos do mesmo período, podem reaver cotas do antigo fundo PIS/Pasep. A...