Jerônimo anuncia Hospital Regional e autoriza início das obras da Policlínica de Itapetinga

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um marco significativo para a saúde de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues trouxe boas notícias nesta sábado (24). Durante uma visita ao município, ele anunciou a construção de um moderno Hospital Regional e assinou a ordem de serviço para a Policlínica Regional de Saúde, projetos que prometem revolucionar o acesso a serviços de média e alta complexidade na região.

Com um investimento estimado em R$ 125 milhões, o Hospital Regional será uma estrutura robusta de 130 leitos, incluindo 20 exclusivamente para Terapia Intensiva (UTI), tanto para adultos quanto para neonatos. A unidade se destacará pelo atendimento a gestações de alto risco, oferecendo infraestrutura para internações obstétricas, UTI neonatal e um posto de coleta de leite humano. “Vamos aproximar os municípios de um tratamento de média e alta complexidade, encurtar distâncias e evitar que nossos parentes precisem viajar tanto para cuidar da saúde”, afirmou Jerônimo Rodrigues, ao lado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.

O hospital também contará com atendimento 24 horas nas áreas de urgência e emergência, abrangendo adultos, crianças e gestantes. Com cinco salas cirúrgicas e leitos para clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria, obstetrícia e saúde mental, a unidade ainda incluirá um centro de diagnóstico com exames como tomografia e ultrassonografia com Doppler.

Na mesma cerimônia, foi assinada a ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional de Saúde, que terá início na próxima segunda-feira (26). Com um investimento total de R$ 24,2 milhões, sendo R$ 7,2 milhões do governo estadual e R$ 17 milhões da União, essa unidade fará parte do complexo hospitalar planejado para a cidade. “Essa estrutura será implantada ao lado do hospital, formando um grande complexo. Nossa estratégia é regionalizar a saúde e desafogar a entrada do Hospital Geral de Vitória da Conquista”, destacou Roberta Santana.

A Policlínica está projetada para contar com 25 consultórios e salas especializadas, onde serão realizados exames oftalmológicos, pequenos procedimentos cirúrgicos e atendimentos ambulatoriais. Também oferecerá infraestrutura para fisioterapia, terapia ocupacional e núcleos voltados à saúde de grupos específicos, incluindo vítimas de violência sexual e pessoas com doenças crônicas.

Além das novas construções, durante a agenda, foi formalizada a entrega de R$ 77 mil em equipamentos e mobiliários ao Hospital e Maternidade de Itapetinga, além de R$ 250 mil destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O Hospital Cristo Redentor, referência em partos na cidade, receberá R$ 2,9 milhões anuais pelo programa estadual Mãe Bahia. Um convênio também foi firmado entre a Sesab e a prefeitura para incluir o Hospital Virgínia Hagge no mesmo programa, ampliando ainda mais a assistência materno-infantil.

Essas iniciativas marcam o início de um novo ciclo na saúde pública local, priorizando a descentralização dos serviços e a qualificação da rede, reduzindo os deslocamentos para grandes centros e fortalecendo o atendimento na própria região. A transformação na saúde de Itapetinga está em andamento, e um futuro mais saudável se aproxima. Compartilhe sua opinião sobre essas melhorias nos comentários! Sua voz é importante!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Homem que violentou criança de 6 anos e ameaçou a mãe da vítima é preso em Firmino Alves

Nesta quarta-feira (24), um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar em Firmino Alves, no Médio Sudoeste da Bahia, após estuprar uma...

Estudantes da rede estadual desfilam no ato de transferência simbólica da capital baiana para Cachoeira

Sete fanfarras de escolas da rede estadual abriram as comemorações da Independência da Bahia com uma transferência simbólica da sede do governo de...

Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães realiza primeira captação de múltiplos órgãos sob nova gestão

Em Porto Seguro, o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, sob a gestão da S3 Gestão em Saúde, realizou no dia 19 de...