Irã não tem interesse em expandir conflito com Israel, diz ministro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um cenário já conturbado, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, enfatizou neste domingo (15/6) que Teerã não deseja expandir o conflito com Israel para além de suas fronteiras. Ele afirmou que levar as hostilidades para a região do Golfo Pérsico representa “um erro estratégico”. Para Araqchi, a recente ofensiva contra Assaluyeh foi uma clara agressão e um ato perigoso, possivelmente intencionado para desestabilizar a região.

Foto colorida de mísseis iranianos no céu de Israel - Metrópoles
Foto colorida de mísseis iranianos no céu de Israel

Durante sua declaração, Araqchi reafirmou que os ataques realizados pelo Irã são uma forma de legítima defesa. Ele propôs que se os ataques israelenses cessarem, o Irã estará disposto a interromper suas respostas também. O ministro deixou claro que a República Islâmica continua firme em sua autodefesa.

Na quinta-feira (12/6), Israel realizou uma “ofensiva preventiva” visando o programa nuclear do Irã, uma ação que exacerbou as tensões na região. O governo israelense já havia intensificado suas ameaças em relação ao regime do aiatolá Ali Khamenei, visto que o avanço nuclear iraniano é considerado uma ameaça à segurança global. Esse contexto de rivalidade histórica entre os dois países aumentou ainda mais a instabilidade no Oriente Médio.

Araqchi também lançou críticas ao governo dos Estados Unidos, afirmando que os ataques israelenses visam destruir as negociações sobre o acordo nuclear. Ele sugeriu que, para demonstrar suas boas intenções, o governo americano deveria condenar diretamente as ações contra as instalações nucleares iranianas e se afastar deste conflito.

A situação é complexa e exige atenção, refletindo a fragilidade dos acordos diplomáticos na região. Quais são suas opiniões sobre as tensões atuais entre Irã e Israel? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motta se manifesta sobre situação de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tratou, em 15/12, do destino dos mandatos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos...

SBT cancela exibição de especial de Natal após polêmica envolvendo Zezé Di Camargo

A direção do SBT anunciou que não exibirá mais o especial “Natal é Amor com Zezé Di Camargo” após a controvérsia gerada pela...

“Minha comunicação pessoal não tem vínculo com a ABDI”, diz Cappelli

O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, afirmou que a comunicação pessoal dele não tem qualquer vínculo com o órgão público. Na quinta-feira, 11 de...