STF determina posse de prefeito em “terceiro mandato” seguido

Publicado:

O clima de expectativa na Baixada Fluminense ganha novos contornos com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Na última segunda-feira (16), ele autorizou a posse e diplomação de Rubem Vieira de Souza como prefeito de Itaguaí (RJ). Essa medida, no entanto, é temporária e permanecerá em vigor até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronunciar sobre a validade do “terceiro mandato consecutivo” de Dr. Rubão.

Nas eleições de 2024, Dr. Rubão conquistou 39% dos votos, mas sua candidatura enfrentou vetos em todas as instâncias. Ele já havia sido eleito em 2020 e, com a necessidade de uma liderança temporária, ocupou a chefia do executivo no mesmo ano.

Entre julho e dezembro de 2020, Dr. Rubão atuou como vereador e assumiu o cargo de prefeito na ausência temporária do titular. A decisão de Toffoli reflete a necessidade de garantir os direitos do político e a soberania dos eleitores enquanto o TSE se prepara para deliberar sobre o recurso, que foi adiado em março a pedido de Nunes Marques.

O que você acha dessa decisão do STF? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em ato a Herzog, presidente do TJM pede perdão por “erros na ditadura”

A presidente do Supremo Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, pediu perdão pelos "erros e omissões" do tribunal durante a ditadura militar. O...

Motorista Foge: Homem morre atropelado e esmagado na BR-101 em Itamaraju; Vítima segue sem identificação

Publicado: 26 Outubro 2025 Um grave acidente ocorreu na noite da última sexta-feira, 24 de outubro, no Km 813 da BR-101, no bairro Corujão,...

Sino de 2 toneladas é roubado no Santuário Nossa Senhora do Oro, na Espanha

O Santuário Nossa Senhora do Oro, situado no Vale do Zuia, no Norte da Espanha, foi alvo de um roubo. Um dos sinos...