STF: Google diz que não pode informar dados sobre “minuta do golpe”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última quarta-feira, 18 de junho, o Google comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que é incapaz de fornecer informações sobre quem postou a polêmica “minuta do golpe” na internet. A gigante da tecnologia justificou sua posição pela “ausência de URL” na solicitação feita pela corte, que impossibilita a localização precisa do material.

A determinação foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, que exigiu que o Google apresentasse, em um prazo de 48 horas, os dados do responsável por inserir o documento na rede. Esta ordem foi uma resposta à defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça durante o governo de Jair Bolsonaro.

O termo “minuta do golpe” se refere a um documento que, segundo investigações da Polícia Federal, foi impresso no Palácio do Planalto e estava sob a posse de Torres. O documento supostamente serviria como um instrumento para que Jair Bolsonaro tentasse declarar estado de exceção e permanecer no cargo, mesmo após a derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva.

A defesa do Google enfatizou ao STF que a URL é vital para a localização do conteúdo na internet, uma exigência prevista no Marco Civil da Internet. Sem esse direcionamento, eles alegam que não podem proceder com o pedido de forma adequada, impossibilitando a identificação do material solicitado.

As interações entre Moraes e o Google fazem parte da ação penal 2.668, que investiga a suposta tentativa de golpe que buscava manter Bolsonaro no poder em 2022. O ex-presidente, inclusive, é um dos réus no caso, conforme denunciado pela Procuradoria-Geral da República.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que se sabe e o que falta saber sobre as mortes em série em hospital

Três técnicos de enfermagem do Distrito Federal foram presos pela Polícia Civil acusados de matar três pacientes no Hospital Anchieta, em Taguatinga, entre...

Investigado por homicídio em Salvador é preso em aeroporto de Minas Gerais

Um homem investigado pelo homicídio de Júlio César Santana Brazil Filho, de 40 anos, ocorrido no Lobato, em Salvador, foi preso no domingo...

Saiba quem são os playboys flagrados fazendo racha em área nobre do DF

Um episódio registrado em meados de dezembro de 2025, no Lago Sul (DF), mostra uma Ferrari 458 Italia vermelha disputando um racha com...