MPF instaura inquérito para investigar possível desvio de recursos em escola estadual na Bahia

Publicado:

O Ministério Público Federal (MPF) deu início a um Inquérito Civil Público para investigar possíveis irregularidades na administração de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado, na Bahia. O foco da apuração é a ex-diretora da escola, cuja gestão entre 2022 e 2023 gerou dúvidas, uma vez que as contas da instituição não foram aprovadas pelos órgãos competentes.

A decisão, assinada pelo Procurador da República Fábio Conrado Loula e publicada nesta quinta-feira (10), fundamenta-se em documentos que revelam inconformidades na prestação de contas dos repasses federais. O PDDE Qualidade é um programa federal designado para oferecer verbas diretamente às escolas públicas, visando melhorias estruturais, aquisição de mobiliário e aperfeiçoamento de materiais pedagógicos.

A ex-diretora possui um prazo de 15 dias para apresentar uma defesa quanto à não aprovação das contas referentes aos recursos dos dois anos mencionados. Além disso, o MPF solicita informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para identificar se há um processo administrativo ou uma Tomada de Contas Especial em curso sobre o assunto.

A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, que se ocupa de questões educativas e sociais, será responsável por acompanhar o andamento do caso, assegurando que a situação seja rigorosamente investigada. A portaria, essencial nesse processo, deverá ser afixada no mural de avisos da Procuradoria da República, garantindo a transparência das ações do Ministério Público.

O que você acha sobre essa investigação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre a importância da fiscalização no uso dos recursos públicos!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...

Suspeito de organizar sequestro de presidente do PV é preso em Alagoinhas

Um homem de 25 anos, apontado como participante do sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (15) em...