Atenção primária tem novas equipes credenciadas para todo o país; confira a lista das cidades contempladas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma nova era para a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil começou. O Ministério da Saúde anunciou a autorização para o credenciamento de 1.133 equipes em 735 municípios. Esta iniciativa visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e facilitar o acesso da população a serviços essenciais de saúde.

As novas equipes a serem integradas são:

  • Equipe de Saúde da Família
  • Equipe de Atenção Primária
  • Equipe Multiprofissional na Atenção Primária (eMulti)
  • Equipe de Saúde Bucal
  • Equipe de Atenção Primária Prisional
  • Equipe de Consultório na Rua

Até setembro, os estados deverão cadastrar as novas equipes no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). As regiões mais beneficiadas são Nordeste, Sudeste e Sul, seguidas pelo Norte e Centro-Oeste.

A portaria, que pode ser consultada no Diário Oficial da União, traz todos os critérios e a lista de municípios contemplados. Para acesso completo, clique aqui: GM/MS N°7.380.

A Atenção Primária é fundamental para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços como consultas, vacinação, pré-natal e acompanhamento de doenças crônicas. Essa assistência ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e conta com equipes compostas por médicos, enfermeiros, agentes comunitários e odontologistas, entre outros profissionais.

Quer saber mais sobre como essas mudanças podem impactar sua cidade? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Marcha em São Paulo pede legalização da maconha

Na tarde deste domingo, São Paulo sediou a 18ª Marcha da Maconha, com dezenas de milhares de pessoas pedindo a legalização da cannabis....

OMS: 840 milhões de mulheres no mundo foram alvo de violência

Quase uma em cada três mulheres – cerca de 840 milhões globalmente – já enfrentou episódios de violência doméstica ou sexual ao...

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...