Lula veta redução de pena mínima para crime de lavagem de dinheiro

Publicado:

Em uma decisão que repercutiu amplamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, nesta terça-feira (29), a proposta que buscava reduzir a pena mínima para crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens. Com a proposta aprovada pelo Congresso, a pena mínima cairia de três para dois anos, podendo chegar a 12 anos de reclusão.

Na mensagem enviada aos parlamentares, Lula argumentou que a medida enfraqueceria o sistema legal brasileiro no combate a práticas ilícitas, ressaltando que o interesse público deve prevalecer. Essa alteração, segundo ele, não condiz com os esforços para coibir a criminalidade financeira.

A proposta de mudança na lei abrange a Lei nº 9.613/1998, que regula as atividades de ocultação de bens e valores de origem criminosa. A lei é fundamental, pois estabeleceu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), reforçando a prevenção de abusos no sistema financeiro.

Curiosamente, o texto vetado estava inserido em um projeto de lei que visava aumentar as penalidades para o furto de cabos de energia e telefonia, demonstrando uma desconexão significativa entre os assuntos. O projeto em si, que se propõe a regulamentar essas práticas de furto, foi aprovado.

A decisão de vetar a redução da pena foi apoiada pelo Ministério da Justiça, evidenciando um alinhamento das instituições na luta contra a lavagem de dinheiro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investigada por sequestro e sumiço de dois homens é presa em Eunápolis

Eunápolis – A Polícia Civil prendeu, na sexta-feira (10), Adriana Stolze de Jesus, de 46 anos, sob a suspeita de envolvimento...

Policial de folga flagra furto e duas mulheres são presas em Camaçari

Duas mulheres foram presas na manhã deste sábado (11) após cometerem um furto no centro comercial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador....