MP-BA instaura inquérito contra Tembici para apurar possíveis cobranças indevidas e publicidade enganosa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da 5ª Promotoria de Justiça do Consumidor, deu início a um Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades na prestação de serviços da Tembici Participações S.A., responsável pelo sistema de aluguel de bicicletas compartilhadas, incluindo as marcas Bike Itaú, Revibike e BA Ecobici.

A apuração foi motivada por uma denúncia de um usuário que alegou cobranças indevidas em corridas avulsas que deveriam ter uma duração inferior a 15 minutos, conforme anunciado pela empresa.

Em uma pesquisa no site Reclame Aqui, o MP-BA encontrou 15.364 reclamações relacionadas à Tembici. Dentre essas queixas, destacam-se 4.700 sobre cobranças indevidas, 2.868 dificuldades para obter reembolsos, 2.399 problemas com a qualidade do serviço, 1.142 denúncias de mau atendimento e 806 casos de suspensão indevida de contas.

A Promotoria indica que a empresa pode estar praticando abusos comerciais, incluindo publicidade enganosa ao divulgar preços que não correspondem às cobranças realizadas. Além disso, a falta de transparência nos reembolsos pode estar violando o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que assegura aos consumidores informações claras e a boa-fé nas relações comerciais.

Como medida inicial, o MP-BA notificou a Tembici para fornecer uma resposta dentro de 10 dias úteis, incluindo cópias de seus documentos constitutivos e esclarecimentos sobre as acusações.

O que você acha dessa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião! Vamos discutir como garantir um consumo mais justo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nunes aciona plano de contingência após tumulto em megablocos de SP

Meta descrição: A Polícia Militar de São Paulo orientou moradores, foliões e motoristas a evitar a região da Rua da Consolação, no Centro,...

Deputados apresentam projeto para impedir que Suzane von Richthofen seja inventariante da fortuna do tio

Uma decisão da Justiça de São Paulo, nomeando Suzane von Richthofen como inventariante do espólio do médico aposentado Miguel Abdalla Netto, morto em...

Autor diz que Sarah Ferguson, ex de Andrew, teria dormido com Epstein

Sarah Ferguson e Epstein: novos e-mails reacendem dúvidas sobre possível relação amorosa O portal britânico Express noticiou, neste domingo, que Sarah Ferguson pode ter...