Trump ameaça UE, prevê acordo com China e sinaliza que não vai se candidatar novamente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma entrevista explosiva à CNBC, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou uma série de ameaças e previsões que têm o potencial de agitar as relações comerciais globais. Trump afirmou que, caso a União Europeia (UE) “não cumpra suas obrigações”, será aplicada uma tarifa de 35%. Ele deixou claro que, em breve, anunciará tarifas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos, considerando que a Suíça se beneficia enormemente de seus produtos nessa área.

Enquanto celebrava os acordos comerciais com países como Japão, Indonésia e Coreia do Sul, o ex-presidente disparou críticas à Índia, afirmando que o país não é um bom parceiro comercial. Trump indicou que pretende aumentar drasticamente as tarifas para a Índia devido às compras de petróleo da Rússia. Em meio a todas essas tensões comerciais, ele minimizou as preocupações sobre o aumento dos preços do petróleo, afirmando que “não está preocupado” com a situação atual.

Em relação à China, Trump transmitiu um tom otimista, revelando que o presidente Xi Jinping busca se reunir com os EUA para discutir um potencial acordo. “Estamos próximos de um acordo”, disse ele, sugerindo que essa reunião pode ocorrer ainda este ano, caso as circunstâncias sejam favoráveis.

Além de sua postura comercial, Trump surpreendeu ao revelar que “provavelmente” não se candidatará novamente à presidência. Este anúncio marca um ponto de virada significativo em sua trajetória política, que tem sido marcada por reviravoltas e declarações polêmicas.

O que você acha das declarações de Trump? Você acredita que as tarifas e a sua relação com a China impactarão a economia global? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

População denuncia ao ‘NYT’ que forças armadas estão ‘atirando para matar’ no Irã

Protestos no Irã: governo diz ter registrado ao menos 3.000 mortos; HRANA aponta 2.003 até 13 de janeiro de 2026 Segundo dois funcionários do...

Apesar de oposição de países árabes, governo Trump diz que ataque no Irã é ‘provável’

Segundo o jornal The Wall Street Journal, Arábia Saudita, Omã e Catar pressionam a Casa Branca para evitar atacar o Irã, argumentando que...

China diz que ‘protegerá seus direitos’ após EUA anunciarem tarifas contra parceiros do Irã

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou nesta terça-feira que “guerras tarifárias não têm vencedores” e que Pequim...