TRE-BA estabelece novas normas de controle de acesso e identificação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última terça-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu um passo significativo ao publicar uma nova portaria que reestrutura o controle de acesso, circulação e identificação em suas dependências. Assinada pelo presidente, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, essa medida visa garantir a segurança e a organização nas instalações do tribunal.

O novo regulamento estipula que o controle de acesso ao prédio-sede será responsabilidade da Assessoria de Segurança e Inteligência Institucional (ASSEGIN). Todos os visitantes deverão passar por rigorosos procedimentos de segurança, que incluem detecção de metais e raio-X de pertences. Apenas magistrados, promotores e o procurador eleitoral estão isentos dessas inspeções.

Medidas de segurança mais severas foram implementadas: a entrada de armas, objetos perigosos e vestimentas inadequadas, como shorts e bonés, está proibida. Exceções são feitas para vestimentas culturais ou religiosas que não comprometam a identificação. Além disso, animais não são permitidos, exceto cães-guias para deficientes visuais; profissionais de entregas devem aguardar na portaria.

A portaria também determina que servidores, estagiários e terceirizados devem usar crachás de identificação, enquanto os visitantes receberão adesivos identificadores após apresentarem um documento oficial. Advogados terão acesso facilitado, podendo entrar após breve cadastro na recepção. É importante notar que a falta do crachá por parte dos servidores pode acarretar penalidades administrativas.

Em termos de monitoramento, o sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) será supervisionado pela ASSEGIN, e as imagens serão armazenadas por até 30 dias, podendo ser estendidas em situações que o demandem. O acesso a essas gravações é restrito e deverá ser solicitado através da Secretaria-Geral da Presidência.

Além disto, a portaria menciona também o controle de acesso aos estacionamentos internos, que poderão ser vistoriados em casos de suspeita, e regula as entradas fora do horário de expediente, exigindo solicitação prévia por parte de servidores e terceirizados.

O que você acha dessas novas medidas? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o fortalecimento da segurança no TRE-BA!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

General do Exército russo é morto em explosão de carro em Moscou

Um general do Exército russo foi morto na explosão de um carro no sul de Moscou, em um ataque que as autoridades atribuem...

Comando Vermelho é alvo de operação policial em Salvador nesta segunda-feira

Uma operação policial tem como alvo integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) na manhã desta segunda-feira...

Irmão de Zezé di Camargo será candidato pelo partido de Bolsonaro

Wellington Camargo, cantor gospel e irmão de Zezé Di Camargo, oficializou a filiação ao PL e será pré-candidato a deputado federal por Sergipe...