Defensoria lança ferramenta Sadep Bahia para gerir demandas da área de saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Defensoria Pública da Bahia introduziu o Sistema de Extrajudicialidade no Atendimento às Demandas de Saúde (Sadep Bahia), uma ferramenta voltada para centralizar e gerenciar as solicitações de saúde. O sistema será utilizado por defensores públicos e servidores, sendo implementado gradualmente em todas as unidades da instituição. O lançamento ocorreu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, localizado no Centro Administrativo da Bahia.

No evento, estiveram presentes a subdefensora pública geral, Mônica Soares, o diretor da Esdep, Alan Roque, a coordenadora de Fazenda Pública, Martha Cavalcante, e César Augusto Caldeira, servidor da 14ª Regional da DPE-BA e idealizador da ferramenta. Caldeira também conduziu o treinamento destinado ao público interno, que ocorreu na segunda (25) e terça-feira (26).

Mônica Soares enfatizou a importância da inovação tecnológica para a modernização da instituição e elogiou a iniciativa de César Augusto. “Valorizamos todas as ações que aprimoram nossos serviços e incorporam tecnologia. A integração promovida pela Sadep e COMSaúde será essencial para unificar as demandas de saúde pública na Defensoria da Bahia”, destacou.

César Augusto explicou que a criação da ferramenta foi motivada pela crescente demanda de saúde por parte dos assistidos em Teixeira de Freitas, que já eram pacientes de unidades locais e procuraram a Defensoria para garantir seus direitos. “A Sadep visa facilitar nosso trabalho como servidores, concentrando dados e assegurando a qualidade do atendimento”, afirmou.

Após o lançamento, o treinamento de defensores e servidores abordou as principais funcionalidades da ferramenta. Os objetivos incluem padronizar os atendimentos, agilizar a comunicação entre as etapas de atendimento inicial e a elaboração de documentos, automatizar a geração de termos e ofícios, e criar um banco de dados estruturado para análise e tomada de decisão.

O que você acha dessa nova ferramenta? Compartilhe suas opiniões ou experiências nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Graça Marina é promovida desembargadora do TJ-BA por antiguidade

Em sessão realizada nesta quarta-feira (17), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) promoveu a juíza Graça Marina Vieira da Silva ao cargo...

TJ-BA renova validade de concurso público por mais dois anos

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) renovou por mais dois anos a validade do concurso público regido pelo Edital nº 01/2023, decisão...

Homem é preso após estuprar criança de 11 anos dentro de comércio

Caso de estupro de vulnerável envolve uma menina de 11 anos em Santa Helena de Goiás. Um homem foi preso pela Polícia Civil...