Justiça italiana decide manter prisão de Carla Zambelli em regime fechado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Corte de Apelação de Roma decidiu que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deve permanecer na prisão, em regime fechado, enquanto aguarda a tramitação do processo de extradição para o Brasil. A decisão, comunicada nesta quinta-feira, 28, foi informada diretamente aos advogados da parlamentar, que está detida no presídio feminino de Rebibbia desde o final de julho.

O tribunal baseou sua decisão em uma perícia médica encomendada pela própria corte, que avaliou o estado de saúde de Zambelli. O laudo, apresentado durante uma audiência na quarta-feira, 27, constatou que ela apresenta doenças e um quadro depressivo, além de estar em greve de fome. No entanto, a especialista concluiu que “suas necessidades terapêuticas podem ser todas atendidas dentro da estrutura de detenção”, não encontrando razões que justificassem sua liberação.

Essa decisão contraria os argumentos da defesa, que pleiteava a transferência de Zambelli para prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica, alegando que suas condições de saúde não seriam compatíveis com o regime carcerário.

Com a situação da prisão definida, o próximo passo é a análise do pedido de extradição feito pelo governo brasileiro. O Ministério Público de Roma deve enviar nas próximas semanas um relatório sobre o caso. Depois, a Corte de Apelação, atuando como primeira instância, marcará uma audiência para avaliar se os requisitos para a extradição estão atendidos.

O advogado italiano Alessandro Gentiloni, que representa o Brasil no caso, estima que a decisão da primeira instância possa ocorrer até o fim de outubro. Especialistas indicam que todo o processo pode levar de um a dois anos, mas a prisão da deputada pode acelerar as etapas. Após a decisão inicial, qualquer recurso será analisado pela Corte de Cassação, que pode levar de três a quatro meses para julgar. Por fim, o governo italiano terá 45 dias para se pronunciar sobre a extradição, após a decisão final da Justiça.

O que você acha sobre a situação de Carla Zambelli? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sob(re) a terra: doença fatal e pouco conhecida avança no Brasil

Paracoccidioidose (PCM) é uma micose sistêmica grave provocada pelo fungo Paracoccidioides, que vive no solo. A doença costuma iniciar nos pulmões e, se...

Polícia prende suspeito de furto contra turista no Farol da Barra

Um homem, de 18 anos, foi preso em flagrante suspeito de furtar uma turista americana, de 29 anos, na região do Farol da...

Hospital se pronuncia e explica causa da morte de Isabel Veloso. Leia!

Isabel Veloso, de 19 anos, morreu no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, em decorrência de complicações relacionadas ao transplante de medula óssea (TMO)...