MP-BA instaura inquérito contra prefeito de Canudos por suposta propaganda pessoal com verba pública

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Promotoria de Justiça da Comarca de Uauá, na Bahia, iniciou um inquérito civil para investigar uma denúncia sobre a utilização de recursos públicos em Canudos. O município é acusado de promover a imagem do prefeito Jilson Cardoso e outros agentes políticos com a máquina pública. A ação foi liderada pela promotora Renata Mamede Carneiro Aguiar.

A denúncia anônima, encaminhada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), questiona uma campanha publicitária que estava sendo veiculada nas redes sociais da prefeitura. O perfil oficial do município no Instagram teria publicado conteúdos em parceria com a página @cavalgadadecanudos, associando diretamente imãs e discursos do prefeito Jilson Cardoso e do ex-prefeito, hoje chefe de gabinete, Genário Rabelo de Alcântara Neto. O material promocional refere-se ao evento “Cavalgada de Canudos”, realizado com verba pública estadual e municipal.

Captura de tela 2025 08 28 113553

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A representação afirma que essa prática infringe princípios constitucionais da administração pública, especialmente os da legalidade, impessoalidade e moralidade. Conforme o artigo 37, §1º, da Constituição Federal, a publicidade dos atos e campanhas dos órgãos públicos deve ser educativa e informativa, sem fazer promoção pessoal de autoridades ou servidores.

Com a abertura do inquérito civil, o MP-BA busca, inicialmente, recomendar ao prefeito Jilson Cardoso que não realize mais esses tipos de ações.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre o uso de verbas públicas na comunicação e promoção de gestores. Sua voz é importante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa nega ter recebido pedido de resgate antes de execução no Alto do Cabrito; Jerônimo se pronuncia

Planet Internet negou nesta quarta-feira (17) ter recebido qualquer ligação ou pedido de propina para a instalação de internet no Alto...

Queda de árvore provoca morte na zona sul de São Paulo

Queda de árvore mata trabalhador da Prefeitura na Avenida do Cursino, zona sul de São Paulo Um homem de 29 anos morreu após a...

TJ-BA anuncia novas tabelas de custas e emolumentos do judiciário baiano para 2026

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicou, nesta quarta-feira (17), os novos valores que regerão o pagamento de custas processuais, emolumentos cartorários...