Bolsonaro pode pular muro? PF entra em alerta máximo e teme fuga

Publicado:


A Polícia Federal (PF) está em estado de alerta em relação à situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar em Brasília. A preocupação aumentou após a identificação, por meio de drones, de uma possível rota de fuga.

Os agentes temem que Bolsonaro tente escalar o muro do vizinho e fugir para pedir asilo na embaixada dos Estados Unidos. Essa hipótese foi levantada considerando a proximidade da residência do ex-presidente com a sede da embaixada, além do fato de que o uso da tornozeleira eletrônica pode não ser suficiente para impedir uma fuga.

De acordo com a coluna da Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, a PF está avaliando que o ex-presidente poderia ainda sair pela portaria do condomínio, já que os automóveis que entram e saem não são revistados.

Novas Medidas de Vigilância

Diante do cenário, a PF solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que a vigilância sobre Bolsonaro ocorra dentro de sua residência. O monitoramento será intensificado, mas com a orientação de evitar qualquer exposição indevida do ex-presidente, além de não adotar medidas que invadam sua esfera privada.

O relatório da PF sugere que a simples utilização da tornozeleira não garante a segurança necessária contra uma possível tentativa de fuga.

Próximo Julgamento

Bolsonaro será julgado pela Primeira Turma do STF no dia 2 de setembro, em um caso relacionado a uma tentativa de golpe de Estado. Ele e outros integrantes do chamado ‘núcleo 1’ enfrentarão acusações sérias, como organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Os outros nomes que serão julgados na mesma ocasião incluem importantes figuras, como:

  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça;
  • Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto – ex-ministro da Defesa e candidato a vice em 2022;
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Esse cenário provoca inquietações não apenas nas autoridades, mas na sociedade em geral. O desfecho desse capítulo pode impactar a política nacional de forma significativa.

E você, o que acha das movimentações em torno do julgamento de Bolsonaro e do risco de fuga? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reservatórios de SP ficam abaixo de 30% pela primeira vez em 10 anos

Na manhã desta terça-feira (7), os reservatórios que abastecem São Paulo atingiram 29,9% de sua capacidade. Esse nível, considerado crítico, evidencia uma mudança...

São Paulo registra a tarde mais quente do ano

Nesta segunda-feira (6), a cidade de São Paulo bateu um novo recorde de temperatura, com os termômetros marcando 36,3ºC na Freguesia do Ó,...

Morre Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, aos 84 anos

José de Paiva Netto, presidente das Instituições da Boa Vontade (LBV), faleceu nesta terça-feira, dia 7, aos 84 anos. A informação foi confirmada...