GDF cria política distrital de atenção ao desaparecimento de pessoas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a criação da Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas. O decreto foi publicado na edição extra do Diário Oficial (DODF) na noite de terça-feira (2/9).

De acordo com o documento, uma pessoa é considerada desaparecida quando seu paradeiro é desconhecido, independentemente da razão para o desaparecimento, até que sua localização seja confirmada.

A política é estruturada em quatro eixos principais: prevenção, enfrentamento, proteção e assistência às vítimas e seus familiares. Além disso, a iniciativa inclui o uso de tecnologias específicas para abordar a questão no âmbito do Distrito Federal.

Os princípios que orientam essa política incluem:

  • Respeito à dignidade da pessoa humana e não discriminação;
  • Prioridade na busca e localização de pessoas desaparecidas, com caráter de urgência;
  • Proteção e assistência a vítimas diretas e indiretas;
  • Proteção integral e prioritária para crianças, adolescentes, idosos, mulheres em situação de risco, pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social;
  • Respeito aos Direitos Humanos;
  • Continuidade na busca até a localização da pessoa desaparecida.

Coordenação

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) será a responsável pela coordenação da política e pela consolidação dos dados distritais. Entre suas atribuições estão definir diretrizes de busca, coordenar ações entre os órgãos de segurança pública e articular com outras autoridades relevantes.

A secretaria também elaborará relatórios estatísticos que incluirão informações, como o número total de pessoas desaparecidas e localizadas, categorização de crianças, adolescentes, idosos e mulheres, e dados sobre os casos solucionados.

O decreto institui a Rede Integrada de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas (RIDESAP), que envolve governo, sociedade civil e instituições como a Defensoria Pública e Conselhos Tutelares, integrando esforços nas áreas de segurança, assistência social e direitos humanos.

Mobilização

Outra ação importante é a criação da Semana de Mobilização Distrital para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, que ocorrerá na última semana de maio, bem como do Dia Distrital das Crianças Desaparecidas, em 25 de maio. Esse período será dedicado a campanhas de sensibilização e visibilidade sobre o tema.

Esse decreto representa um passo significativo no enfrentamento do desaparecimento de pessoas no Distrito Federal. O que você pensa sobre essa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval tem policiais disfarçados e prisão de ladrões de celulares. Veja vídeo

Policiais civis fantasiados de Scooby-Doo prenderam, neste sábado (14/2), três suspeitos de furtar celulares de foliões nos blocos de Carnaval na região da...

STF fixa prazo de 30 dias para União concluir delimitação de terra indígena em Roraima

Meta descrição: STF determina que AGU e Funai concluam o RCID da terra Waimiri-Atroari em 30 dias, buscando viabilizar acordo de uso compartilhado...

Mais de 1.400 objetos proibidos são retidos no segundo dia de Carnaval

A Polícia Militar apreendeu 1.448 objetos proibidos nos Portais de Abordagem instalados nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, durante o segundo dia do...