TRT-BA elege novos membros para Órgão Especial para o biênio 2025-2027

Publicado:

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA), localizado em Salvador, anunciou na última segunda-feira (8) a nova formação do seu Órgão Especial para o biênio de 2025 a 2027. A escolha dos nomes ocorreu durante uma sessão extraordinária presidida pelo Desembargador Jéferson Muricy, realizada na sexta-feira (5), com a participação de 25 magistrados e votos encaminhados por sobrecarta.

Segundo uma Resolução Administrativa do TRT-BA, o Órgão Especial, que é a instância máxima para decisões administrativas importantes, é composto por 13 Desembargadores. A estrutura inclui uma vaga destinada ao Presidente, seis preenchidas por antiguidade e as outras seis eleitas por voto secreto, respeitando a reserva de vagas para advogados e membros do Ministério Público.

Pelas regras de antiguidade, assumem os cargos os Desembargadores Paulino Couto, Esequias de Oliveira, Dalila Andrade, Lourdes Linhares e Débora Machado. A vaga que seria de Ivana Magaldi será ocupada pelo Desembargador Jéferson Muricy, a partir de 5 de novembro de 2025, já que ele é o sexto na ordem de antiguidade, devido à eleição da Desembargadora Ivana Magaldi para a Presidência do TRT-BA.

Três das seis vagas eletivas foram automaticamente preenchidas pelos Desembargadores que assumem a alta direção do Tribunal: Suzana Inácio (Vice-Presidente), Marcos Gurgel (Corregedor Regional) e Eloína Machado (Corregedora Regional Adjunta). Dentre eles, Suzana Inácio e Eloína Machado representam a magistratura de carreira, enquanto Marcos Gurgel ocupa a vaga destinada ao quinto constitucional dos advogados.

Para os três postos restantes, exclusivamente para magistrados de carreira, uma eleição foi realizada durante a sessão. A apuração, conduzida pelas Desembargadoras Débora Machado e Dalila Andrade, resultou nas escolhas de Maria Elisa Costa Gonçalves, com 24 votos; Viviane Maria Leite de Faria, com 23 votos; e Agenor Calazans da Silva Filho, com 15 votos. Os suplentes, em ordem de classificação, são Angélica de Mello Ferreira (1ª suplente), Edilton Meireles de Oliveira Santos (2º suplente) e Rubem Dias do Nascimento Junior (3º suplente).

Esse rearranjo no TRT-BA mostra a importância da continuidade e renovação na estrutura do Tribunal. Como você vê essas mudanças? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homens são presos em flagrante com mais de 844 porções de drogas na Fazenda Coutos, em Salvador

Na tarde do último sábado, dois homens foram detidos por tráfico de drogas durante uma operação de...

A Fazenda 17: participante revela ter sido estuprado aos oito anos

O reality rural A Fazenda 17, da Record, trouxe à tona discussões intensas e desabafos emocionantes nesse domingo (5/10). A dinâmica exigiu que...

Pai e filho, PRF e Bombeiro, atuam juntos no resgate de caminhão em chamas na BR-101 em Teixeira de Freitas

Na tarde de sábado, 4 de outubro, um caminhão-baú que transportava carne foi completamente destruído...