Camaçari e Coração de Maria estão entre municípios com irregularidades apontadas pelo STF no envio de emendas Pix

Publicado:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, suspendeu o pagamento de emendas Pix para dez municípios que mais receberam essas transferências nos últimos anos, devido a “indícios de crimes”. Dentre eles, estão Camaçari e Coração de Maria, na Bahia.

A decisão, tomada nesta segunda-feira (15), se baseou em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). O documento aponta casos de superfaturamento, desvio de recursos, favorecimento a empresas e falta de comprovação de compras de bens.

No ano passado, o Bahia Notícia noticiou que Coração de Maria, a 112 km de Salvador, liderava os repasses de parlamentares baianos na modalidade. Na época, o valor repassado por habitante chegava a R$ 760.

Os municípios citados estão entre os que mais receberam emendas individuais entre 2020 e 2024. Junto com as cidades baianas, também estão na lista São João de Meriti (RJ), Carapicuíba (SP), Macapá (AP), São Luiz do Anauá (RR), Iracema (RR) e Sena Madureira (AC).

A auditoria revelou um total de R$ 17,5 bilhões em emendas Pix repassadas entre 2020 e 2024, beneficiando 95% dos municípios do país. O levantamento analisou os 200 municípios que mais receberam recursos, concentrando-se nos dez principais.

Na decisão, Dino ordenou a suspensão dos repasses relacionados às emendas auditadas que apresentaram evidências de irregularidades. O material foi enviado à Polícia Federal para análise e possível inclusão em investigações em andamento.

O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater juntos sobre o impacto das emendas em nossa região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três pessoas são presas por envolvimento em esquema de venda ilegal de sangue de gatos em SP

Três pessoas foram detidas em Monte Alto, na região de Ribeirão Preto (SP), suspeitas de estarem envolvidas em um esquema ilegal de coleta...

Morre o ator David José, primeiro Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo

David José Lessa Mattos Silva, ator, jornalista, historiador e escritor, faleceu nesta segunda-feira (6 de outubro), aos 83 anos, em São Paulo. Ele...