Camaçari e Coração de Maria estão entre municípios com irregularidades apontadas pelo STF no envio de emendas Pix

Publicado:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, suspendeu o pagamento de emendas Pix para dez municípios que mais receberam essas transferências nos últimos anos, devido a “indícios de crimes”. Dentre eles, estão Camaçari e Coração de Maria, na Bahia.

A decisão, tomada nesta segunda-feira (15), se baseou em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). O documento aponta casos de superfaturamento, desvio de recursos, favorecimento a empresas e falta de comprovação de compras de bens.

No ano passado, o Bahia Notícia noticiou que Coração de Maria, a 112 km de Salvador, liderava os repasses de parlamentares baianos na modalidade. Na época, o valor repassado por habitante chegava a R$ 760.

Os municípios citados estão entre os que mais receberam emendas individuais entre 2020 e 2024. Junto com as cidades baianas, também estão na lista São João de Meriti (RJ), Carapicuíba (SP), Macapá (AP), São Luiz do Anauá (RR), Iracema (RR) e Sena Madureira (AC).

A auditoria revelou um total de R$ 17,5 bilhões em emendas Pix repassadas entre 2020 e 2024, beneficiando 95% dos municípios do país. O levantamento analisou os 200 municípios que mais receberam recursos, concentrando-se nos dez principais.

Na decisão, Dino ordenou a suspensão dos repasses relacionados às emendas auditadas que apresentaram evidências de irregularidades. O material foi enviado à Polícia Federal para análise e possível inclusão em investigações em andamento.

O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater juntos sobre o impacto das emendas em nossa região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pastor é preso suspeito de abusar de mulheres com justificativa de ‘rituais de purificação’ em Mata de São João

Um pastor da Igreja Assembleia de Deus Trindade Santa foi preso nesta segunda-feira (15) pela Polícia Civil. Ele é acusado de abusos sexuais...

Apito de 3 mil anos achado no Egito pertenceu a guardas de tumba real

Arqueólogos revelaram a origem de um apito de 3,3 mil anos, descoberto em 2008 durante escavações em Akhetaton, atual Amarna, Egito. Essa antiga...

Juspod: Isabela Suarez e Georges Humbert destacam o papel do Brasil na sustentabilidade

Nos dias 14 e 15 de setembro, Salvador sediou o 3º Congresso de Direito e Sustentabilidade, no histórico Palacete Tira Chapéu. O evento,...