A avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é amplamente negativa entre os evangélicos, mas uma recente pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (11), revela uma queda na rejeição a sua gestão.
A aprovação de Lula nesse segmento religioso aumentou de 18% para 27% desde julho. Embora essa melhora seja notável, ainda assim, 52% dos evangélicos consideram seu governo ruim ou péssimo.
Além dos evangélicos, a rejeição ao presidente é alta entre moradores do Sul (52%), pessoas com ensino superior (46%) e faixas de renda mais elevadas. Entre aqueles que ganham acima de dois salários mínimos, a desaprovação varia entre 41% e 47%.
Em termos gerais, 33% dos brasileiros classificam o governo como ótimo ou bom, enquanto 38% o veem como ruim ou péssimo. Essa avaliação mostra uma leve melhora em comparação com o levantamento anterior, quando apenas 29% aprovavam a gestão de Lula.
A melhor avaliação do governo vem do Nordeste, onde 45% aprovaram a gestão. Moradores menos escolarizados (40%), pessoas entre 45 e 59 anos (40%) e populações de baixa renda (39%) também mostraram uma clara tendência de apoio.
O Datafolha ainda aponta um cenário equilibrado, com 48% de aprovação e 48% de desaprovação do governo. Em julho, a taxa era de 46% a favor e 50% contra.
A pesquisa foi realizada entre 8 e 9 de outubro, com 2.005 entrevistados em 113 cidades, e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Como você vê esse cenário? Acredita que Lula conseguirá aumentar sua aprovação entre os evangélicos e outras faixas da população? Deixe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments