Kim Kataguiri propõe projeto que criminaliza adulteração de escapamentos de veículos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado federal Kim Kataguiri, do União Brasil-SP, apresentou um projeto de lei que classifica como contravenção penal o uso de veículos com escapamentos adulterados. A proposta visa alterar o Código de Trânsito Brasileiro de 1997. Atualmente, a reincidência nessa infração resulta apenas em penalidades administrativas.

Com a nova lei, a conduta poderá ser punida com prisão de 15 a 30 dias ou uma multa de R$ 1 mil, podendo dobrar em caso de reincidência. Segundo o projeto, serão considerados infrações veículos com descarregadores livres ou com silenciadores defeituosos, além de qualquer equipamento que aumente o ruído do veículo.

Na justificativa do projeto, Kataguiri destaca que a reincidência nessas práticas prejudica o sossego urbano, afeta a saúde da população e compromete a segurança no trânsito. Ele alega que isso demonstra um elevado desrespeito às normas e exige uma resposta mais rigorosa do Estado.

O que você pensa sobre essa proposta? Acredita que medidas mais severas são necessárias para combater a adulteração de escapamentos? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juba marca golaço, Bahia vence o Vasco e entra no G4 do Brasileirão

Em duelo pela terceira rodada do Brasileirão, o Bahia venceu o Vasco da Gama por 1 a 0 em São Januário, com Luciano...

João Fonseca é eliminado na estreia no ATP 250 de Buenos Aires

João Fonseca, brasileiro de 19 anos e número 33 do mundo, estreou com derrota no ATP 250 de Buenos Aires, após ter conquistado...

GPs que só os heróis terminaram: A F1 no limite do caos

As corridas da Fórmula 1 em dia de chuva revelam o verdadeiro espírito do esporte: valentia, estratégia e uma boa dose de imprevisibilidade....