A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Expertise no dia 2 de setembro. O objetivo é investigar um esquema de desvio de recursos destinados à saúde e à educação nas cidades de Belém e Marituba, no Pará. Durante a ação, cinco pessoas foram presas e outras 18 estão sob mandados de busca e apreensão.
O foco da investigação recai sobre a gestão da prefeita Patrícia Alencar, que ganhou notoriedade nas redes sociais por vídeos em que dançam de biquíni. Segundo a PF, o inquérito investiga também empresários e servidores públicos suspeitos de cometer fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e utilização de empresas de fachada.
Os recursos investigados provêm principalmente do Fundo Nacional de Saúde e do Fundeb, que é destinado à educação básica. De acordo com os agentes, há indícios de que parte do dinheiro era sacada em espécie e redistribuída entre os envolvidos.
Até agora, a PF não divulgou os nomes de todos os suspeitos nem o valor total que pode ter sido desviado. As apurações continuam com o intuito de identificar os beneficiários e avaliar o prejuízo causado aos cofres públicos.
Qual a sua opinião sobre esse tipo de fraude? Deixe seu comentário e compartilhe seus pensamentos sobre a situação. É importante discutir como podemos combater esses casos de corrupção e proteger os recursos públicos.
Facebook Comments