MPF instaura inquérito para investigar ocupações irregulares em área da União no litoral baiano

Publicado:

O Ministério Público Federal (MPF) começou uma investigação sobre possíveis ocupações irregulares em áreas pertencentes à União, localizadas no litoral sul da Bahia. A formalização da apuração ocorreu com a criação de um Inquérito Civil Público, assinado pelo procurador da República Carlos Vitor de Oliveira Pires nesta quinta-feira (25).

A investigação será ligada à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, que se ocupa das questões de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. A iniciativa foi motivada por relatórios de fiscalização da Secretaria do Patrimônio da União na Bahia (SPU-BA), com foco na empresa Vivant Eco Beach Resort Ltda., citada nos documentos.

Com a abertura do inquérito, o MPF assegura o início formal do processo e todas as providências administrativas necessárias, além da publicação no diário oficial. O principal objetivo é investigar a fundo as denúncias e, se forem confirmadas irregularidades, promover as ações judiciais essenciais para a reparação do patrimônio público.

Essa investigação levanta questões importantes sobre a proteção de áreas de valor ambiental e cultural. O que você pensa sobre a situação? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Taguatinga: quem era dono de bar morto a tiros na Praça do Bicalho

Carlos Augusto Medeiros, de 36 anos, conhecido como Carlinhos, foi assassinado a tiros na tarde de quinta-feira, 25 de setembro, dentro do seu...

Bahia registra mais de 5.600 casos e crimes ambientais são presentes em 94,7% dos municípios entre 2022 e 2025

A Bahia contabilizou 5.684 casos de crimes ambientais entre 2022 e março deste ano. Segundo um levantamento da Fiquem Sabendo, agência de jornalismo...