MP-BA emite recomendação urgente à Prefeitura de Irará para regularizar contratações de servidores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) enviou uma recomendação urgente à Prefeitura de Irará, solicitando ações para regularizar a situação de centenas de servidores. O alerta destaca a contratação de cerca de 650 servidores temporários no mês de fevereiro de 2025.

A recomendação menciona que, apesar de algumas contratações temporárias nos inícios de gestões serem comuns, a Prefeitura de Irará ultrapassou os limites legais. O município não respondeu a ofícios do MP solicitando informações sobre o último concurso público realizado, a quantidade de vagas disponíveis e a lei municipal de cargos e salários. Além disso, houve descumprimento de um acordo para elaborar a lei referente a essas contratações. O MP considerou inaceitável a continuidade de contratações temporárias para funções que poderiam ser ocupadas por meio de concurso.

O MP-BA exige que o prefeito tome medidas imediatas. As determinações incluem a realização de um estudo de viabilidade financeira para avaliar a real necessidade de cargos, o envio da legislação de contratação temporária atual para análise, e a abertura de licitação para a contratação de uma empresa que organize um concurso público, com um prazo de 30 dias.

Enquanto o concurso não acontece, a Prefeitura pode, excepcionalmente, renovar contratos temporários somente nas áreas de educação, assistência social e saúde, garantindo a continuidade de serviços essenciais. Entretanto, após a homologação do concurso, a Administração terá 10 dias para rescindir todos os contratos temporários e nomear os aprovados. O concurso deve ser iniciado em até 15 dias após a assinatura do contrato com a empresa organizadora, e realizado no máximo em seis meses.

Essa situação levanta questões importantes sobre a transparência e a legalidade nas contratações da cidade. O que você acha que pode ser feito para garantir uma gestão mais eficiente e responsável? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF confirma ao STF que Bolsonaro tentou romper tornozeleira eletrônica

Laudos técnicos encaminhados pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou romper a tornozeleira eletrônica...

Suspeito de tiroteio em universidade dos EUA é encontrado morto

Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas em um tiroteio na Brown University, em Providence, Rhode Island, no último sábado (13/12). O suspeito,...

Desembargador Nilson Castelo Branco é eleito por aclamação para a Presidência da Seção Criminal do TJ-BA

O desembargador Nilson Castelo Branco foi eleito para a Presidência da Seção Criminal do Tribunal de Justiça...