Trump diz que governo dos EUA ‘provavelmente’ caminha para uma paralisação

Publicado:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta terça-feira (30) que “provavelmente” haverá uma paralisação do governo americano, devido ao impasse nas negociações entre republicanos e democratas para um acordo de financiamento.

Trump fez a declaração a repórteres no Salão Oval, pouco antes do prazo de meia-noite para a aprovação de um orçamento. Ele afirmou que “nada é inevitável, mas é muito provável” que sejam os democratas a paralisarem o governo. “Nós não queremos parar, pois estamos vivendo um dos melhores períodos de todos os tempos”, completou.

Se o Congresso não conseguir aprovar um orçamento, mesmo que temporário, os Estados Unidos entrarão em um “shutdown”, resultando na paralisação da maioria dos serviços federais. Isso deixará centenas de milhares de funcionários públicos sem receber salários e interromperá diversos benefícios sociais.

Trump também deixou claro que, durante uma paralisação, podem ocorrer ações que não podem ser revertidas, como demissões em massa ou cortes em serviços apreciados pelos democratas.

Embora os democratas sejam minoria no Congresso, a proposta do orçamento dos republicanos requer sete votos adicionais no Senado, que precisam vir da oposição. A votação se torna ainda mais crítica com o prazo se aproximando.

O que você acha sobre a possibilidade de uma paralisação do governo? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel realiza três ataques aéreos sobre Gaza

Israel lançou pelo menos três bombardeios contra Gaza nesta terça-feira, 28 de outubro, mesmo após um acordo de cessar-fogo em vigor. A decisão...

Senado dos EUA aprova projeto para encerrar tarifas contra o Brasil

O Senado dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que revoga as tarifas de 50% impostas pelo ex-presidente Donald Trump sobre produtos...

Operação no RJ repercute como ‘cenário de guerra’ na imprensa mundial

A megaoperação policial no Rio de Janeiro, ocorrida ontem, tornou-se o foco das manchetes internacionais. Durante a ação, que reuniu cerca de 2.500...