MP-BA instaura inquérito para apurar desmatamento ilegal de 334 hectares de Cerrado em Correntina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um Inquérito Civil para investigar o desmatamento ilegal de 334,8 hectares de vegetação nativa do Cerrado. A ação foi anunciada nesta quinta-feira (16) e foca na Fazenda Sudotex III, localizada em Correntina.

A investigação surgiu a partir do Relatório Terra Protegida nº 480/2025, que aponta que a remoção da vegetação ocorreu sem a licença apropriada do órgão ambiental responsável.

De acordo com o relatório, a responsabilidade pelo dano é objetiva, ou seja, recai sobre o proprietário da terra independente de intenção ou culpa, devido à sua condição de dono do imóvel. O caso é considerado um uso irregular da propriedade, em desacordo com a função socioambiental prevista no artigo 186 da Constituição.

Como primeira medida, o MP-BA notificou o responsável pelo desmatamento para comparecer a uma audiência preliminar marcada para o dia 3 de novembro de 2025. O encontro tem como objetivo avaliar a possibilidade de um acordo, que poderá ser formalizado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O que você pensa sobre o desmatamento sem licenciamento? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater essa questão tão importante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial salva bebê de 1 mês engasgado com leite no DF. Veja vídeo

Bebê de 1 mês e 12 dias é salvo após engasgamento no DF com atuação rápida do GTOP 41 Uma ocorrência em Vila do...

Mulher é presa suspeita de fingir ser advogada e aplicar golpes em idosos no INSS

Uma mulher suspeita de se passar por advogada foi presa pela Polícia Civil na tarde de sexta-feira (12), em Várzea Grande, no Mato...

Protesto em SP cobra justiça por mulher arrastada pelo ex na Marginal

Moradores da Vila Maria, na zona norte de São Paulo, realizaram neste sábado (13/12) um ato para exigir justiça por Tainara Souza Santos,...