Juiz suspende cobrança retroativa de aposentadoria para nova categoria

Publicado:

Divulgação/Iprev-DF

19.2.-Iprev-DF
1 de 1 19.2.-Iprev-DF – Foto: Divulgação/Iprev-DF

O juiz Paulo Afonso Cavichioli Carmona, da 7ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, concedeu uma liminar suspendendo o desconto retroativo em aposentadorias e pensões, como anunciado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF).

A decisão, publicada nesta segunda-feira (20), atendeu um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Atividades de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Sindetran-DF).

O magistrado ressaltou que a cobrança de valores referentes às contribuições previdenciárias dos aposentados e pensionistas do DF, para os meses de novembro e dezembro de 2020, é abusiva.

Além disso, o juiz suspendeu o prazo para que os servidores representados pelo sindicato se manifestem sobre o parcelamento da dívida referente às contribuições previdenciárias desses meses.

Esta é a terceira decisão judicial que beneficia grupos contra a cobrança retroativa do Iprev. Anteriormente, o Sindicato dos Auditores de Atividades Urbanas do DF (Sindafis) e o Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta (Sindireta) também obtiveram liminares semelhantes.

Cobrança retroativa

O Iprev-DF planejava cobrar a diferença entre o percentual de desconto previdenciário aplicado e a nova alíquota vigente referente a novembro e dezembro de 2020.

Após a reação negativa de aposentados e pensionistas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) chegou a suspender a cobrança. Contudo, nesta semana, o Governo do DF informou que a retenção deve ser realizada, caso contrário, o DF pode perder a certidão federal correspondente.

O que você acha dessa decisão? A cobrança retroativa é justa? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF ouve argumentos das defesas de seis réus do Núcleo 3 da tentativa de golpe de Estado

Na terça-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) escutou os argumentos das defesas de seis dos dez réus do Núcleo...

Homem é condenado a 60 anos de prisão por atear fogo e matar casal em situação de rua em Salvador

Carlos Henrique Oliveira da Silva, conhecido como ‘Caveirinha’, foi condenado a 60 anos de prisão por atear fogo e matar um casal em...

Sterling, do Chelsea, reagiu a assalto com uma faca, diz jornal

Novas informações sobre o assalto à casa do jogador Raheem Sterling, do Chelsea, surgiram recentemente. Os criminosos invadiram a residência do atleta, localizada...