Eletrobras anuncia mudança de nome para Axia Energia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Eletrobras anunciou sua mudança de nome para Axia Energia, marcando um momento significativo na identidade da empresa, três anos após sua privatização. Essa transformação reflete a nova estratégia e o foco em eficiência da companhia.

O nome “Axia” tem origem no grego e significa “valor”, além de remeter à ideia de “eixo”, simbolizando conexão e movimento. Em carta aos acionistas, o presidente Ivan Monteiro destacou que essa mudança representa um profundo movimento de transformação.

A Axia Energia é a maior empresa de energia elétrica da América Latina, com uma capacidade instalada de mais de 44 gigawatts, o que equivale a mais de 20% da geração de energia do Brasil. A empresa opera 82 usinas espalhadas por 20 estados e pelo Distrito Federal. Isso inclui hidrelétricas famosas, como Belo Monte e Paulo Afonso, além de parques eólicos e uma usina solar.

A mudança de nome também afetará a bolsa de valores. Os códigos de negociação das ações da Axia Energia serão alterados a partir do dia 10 de novembro. Apesar da privatização, o Governo Federal mantém uma participação de 45% na empresa, mas não exerce controle acionário.

Desde a privatização, a empresa tem se reestruturado, vendendo ativos não essenciais e focando na redução de custos. Esses esforços resultaram em um lucro de R$ 10,4 bilhões em 2024, um valor quase três vezes maior do que o registrado em 2022, ano da privatização.

O que você acha dessa mudança? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de trabalho formal cresce 3,6%; serviço público puxa alta

O mercado de trabalho formal brasileiro registrou avanço de 3,6% em 12 meses, atingindo 62,2 milhões de vínculos ativos em fevereiro de 2026....

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

O Pix por aproximação avança ao ganhar integração com o open finance, permitindo que o usuário autorize, de forma simples, o compartilhamento de...

Governo mantém elevação de tarifas a carro elétrico e renova cota zero

Resumo: O Gecex, órgão do Camex, manteve o cronograma de tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos e aprovou a recriação de...