Netanyahu rejeita ideia de que Israel seja ‘Estado cliente’ dos EUA e elogia papel americano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última quarta-feira (22), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, contestou veementemente a ideia de que seu país seja um “Estado cliente” dos Estados Unidos. Durante uma declaração conjunta com o vice-presidente americano, JD Vence, em Jerusalém, Netanyahu descreveu essa afirmação como “pura bobagem”. Ele destacou que a relação entre as duas nações é de “parceria, não de dependência”.

Essa declaração vem em um momento de tensão nas relações entre esses aliadas históricas. Netanyahu criticou o que chamou de “narrativas incoerentes” em torno da aliança, afirmando que em uma semana se fala que Israel é submisso aos EUA e na seguinte, que o país controla Washington.

JD Vence, por sua vez, reforçou a essência da parceria, afirmando que os Estados Unidos “não querem um Estado cliente, mas um parceiro”. A visita do vice-presidente faz parte da denominada “fase dois” do plano de paz proposto pelos EUA, que envolve também países como Catar e Egito. Essa etapa prevê a reconstrução gradual da Faixa de Gaza, enquanto a fase inicial já em andamento inclui a retirada parcial das tropas israelenses e a entrega de ajuda humanitária sob a supervisão da ONU.

Apesar das tentativas de estabilização, a situação na região continua tensa. O ex-presidente Donald Trump declarou que está disposto a enviar tropas para a Faixa de Gaza se o Hamas, considerado um grupo terrorista pelos EUA e por Israel, violar o acordo de paz. Fontes da Casa Branca indicam que essa declaração se refere a uma possível coalizão regional com Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos para garantir a segurança e a reconstrução do território palestino.

Atualmente, Israel recebe entre US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões em ajuda militar americana anualmente, mas busca reforçar sua autonomia em decisões estratégicas de segurança.

E você, o que acha sobre essa relação entre Israel e os Estados Unidos? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arco do Triunfo é alvo de tentativa de ataque terrorista, diz Macron

O Arco do Triunfo, um dos principais pontos turísticos de Paris, foi alvo de um atentado com faca durante a Cerimônia de Reacendimento...

Brasileira é condenada nos EUA a 10 anos de prisão em caso de duplo homicídio

Meta: Juliana Peres Magalhães, babá brasileira, foi condenada a 10 anos de prisão nos EUA por participação no caso de duplo homicídio ocorrido...

Oposição faz primeira manifestação na Venezuela após queda de Maduro

Milhares de opositores saíram às ruas de Caracas nesta quinta-feira, 12, na primeira manifestação desde a queda do ditador Nicolás Maduro em uma...