A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, fez um discurso nesta sexta-feira, 24 de outubro, onde prometeu adotar uma postura rigorosa contra violações de leis por estrangeiros. Porém, ela admitiu que a **cidade** enfrenta um grave problema de envelhecimento demográfico, necessitando de mão de obra migrante.
Como a primeira mulher no cargo, Takaichi se comprometeu a levar a aliança com os Estados Unidos a “novos patamares” e reforçar os investimentos em defesa, devido às crescentes preocupações com as atividades militares da China, Coreia do Norte e Rússia.
Ela reconheceu que, dada a diminuição da população, alguns setores demandam trabalhadores estrangeiros. Durante sua campanha no Partido Liberal Democrático (PLD), a líder, de 64 anos, usou um discurso firme contra o aumento do turismo e o comportamento que incomoda os moradores locais. “Embora tracemos uma linha clara de distância da xenofobia, o governo responderá de forma contundente a tais atos”, afirmou.
Em um encontro agendado para domingo, 26 de outubro, Takaichi se reunirá em Tóquio com o presidente americano Donald Trump, com o objetivo de estabelecer uma “relação de confiança” entre Japão e Estados Unidos.
Além disso, Takaichi fez um alerta sobre a crescente atividade militar de países vizinhos, expressando sua preocupação. Sua meta é acelerar o aumento dos gastos militares, de modo a alcançar 2% do PIB ainda neste ano, quando anteriormente a expectativa era para 2027-2028.
O que você acha das promessas da nova primeira-ministra? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments