Nova primeira-ministra do Japão promete linha dura com estrangeiros

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, fez um discurso nesta sexta-feira, 24 de outubro, onde prometeu adotar uma postura rigorosa contra violações de leis por estrangeiros. Porém, ela admitiu que a **cidade** enfrenta um grave problema de envelhecimento demográfico, necessitando de mão de obra migrante.

Como a primeira mulher no cargo, Takaichi se comprometeu a levar a aliança com os Estados Unidos a “novos patamares” e reforçar os investimentos em defesa, devido às crescentes preocupações com as atividades militares da China, Coreia do Norte e Rússia.

Ela reconheceu que, dada a diminuição da população, alguns setores demandam trabalhadores estrangeiros. Durante sua campanha no Partido Liberal Democrático (PLD), a líder, de 64 anos, usou um discurso firme contra o aumento do turismo e o comportamento que incomoda os moradores locais. “Embora tracemos uma linha clara de distância da xenofobia, o governo responderá de forma contundente a tais atos”, afirmou.

Em um encontro agendado para domingo, 26 de outubro, Takaichi se reunirá em Tóquio com o presidente americano Donald Trump, com o objetivo de estabelecer uma “relação de confiança” entre Japão e Estados Unidos.

Além disso, Takaichi fez um alerta sobre a crescente atividade militar de países vizinhos, expressando sua preocupação. Sua meta é acelerar o aumento dos gastos militares, de modo a alcançar 2% do PIB ainda neste ano, quando anteriormente a expectativa era para 2027-2028.

O que você acha das promessas da nova primeira-ministra? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem fica nu diante do imperador do Japão durante discurso de Ano Novo

Homem fica nu diante do imperador do Japão durante discurso de Ano Novo. Um episódio inusitado marcou a saudação da família imperial japonesa...

2025 foi o ano mais quente já registrado no Reino Unido

O Met Office, serviço meteorológico nacional do Reino Unido, confirmou que 2025 foi o ano mais quente já registrado no país, com uma...

Trump recua de novo e adia aumento de tarifas sobre móveis e armários importados

Trump adia por um ano o aumento de tarifas sobre móveis estofados e armários importados. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a...