Iago Queiroz Costa, de 32 anos, foi encontrado neste domingo (26), cerca de 24 horas após fugir de uma unidade de saúde na Grande Belo Horizonte. Ele havia sido deportado dos Estados Unidos e apresentava sinais de surto psicótico, mas não estava em risco imediato para ele ou para outras pessoas, conforme informou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Iago desembarcou na última quarta-feira (22) no Aeroporto Internacional de Confins, em um voo que trouxe brasileiros deportados dos EUA. Antes da deportação, ele passou 75 dias preso em território americano. Após chegada ao Brasil, foi encaminhado para a UPA de Vespasiano para atendimento médico e estabilização.
Na madrugada de sábado (25), Iago conseguiu fugir da unidade de saúde. O MDHC então acionou a Polícia Civil de Minas Gerais e manteve contato constante com a UPA para monitorar a situação. No domingo, ele foi localizado na estação Pampulha, em Belo Horizonte, após pedir um telefone emprestado e ligar para o irmão, informando onde estava.
A polícia rapidamente foi chamada e acompanhou Iago até o reencontro com seus familiares. Agora, ele está sob monitoramento e acompanhamento médico. Segundo dados do governo federal, Belo Horizonte é uma das principais cidades brasileiras a receber voos de deportados dos Estados Unidos.
Essa situação traz à tona as complexidades enfrentadas por brasileiros que retornam ao país após passagens por outros territórios, especialmente quando há questões de saúde mental envolvidas. Como você vê essa realidade? Compartilhe sua opinião e comente abaixo.

Facebook Comments