Conselheiro derruba decisão de colega do CNJ sobre disputa de terras na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O desembargador federal Ulisses Rabaneda, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), decidiu manter o bloqueio de matrículas de terrenos em uma região da Bahia, que é foco de disputas fundiárias. Esta área foi destaque na “Operação Faroeste”, uma das maiores investigações sobre venda de decisões judiciais no Brasil.

A decisão gerou repercussão interna, uma vez que José Edivaldo Rotondano, corregedor-geral de Justiça da Bahia na época das ações, também é membro do CNJ. Rabaneda justificou sua decisão destacando que há processos judiciais em andamento sobre o tema. Ele explicou que cancelar as matrículas administrativamente poderia gerar conflitos com essas ações.

O magistrado afirmou que “a autonomia entre as instâncias não autoriza que a autoridade administrativa ignore a existência de processo judicial tratando da mesma controvérsia”. Ele enfatizou a importância de aguardar a resolução definitiva pela Justiça.

Rabaneda também fez uma advertência à Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia, lembrando que “a prudência e a deferência à função jurisdicional exigem que se mantenha o bloqueio cautelar até a solução da lide”.

Por sua vez, Rotondano, que se prepara para concorrer à presidência do Tribunal de Justiça da Bahia para o biênio 2026-2028, não é o autor do bloqueio inicial. Sua assessoria disse que ele apenas manteve decisões anteriores. Em uma nota enviada à Folha de S.Paulo, a assessoria alegou que a situação é mal interpretada e caracterizou como fake news uma suposta manobra eleitoral de um rival.

A nota concluiu afirmando que “não há em nenhuma instância jurídica qualquer acusação contra o desembargador Rotondano”, que também atua como conselheiro do CNJ.

O desdobramento dessa situação levanta questões importantes sobre a integridade do sistema judicial e as relações entre suas instâncias. O que você acha dessa decisão? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é morto a tiros ao chegar em casa em Porto Seguro

Meta descrição: Um homem de 34 anos, Silvestre Stallone da Silva, foi morto a tiros ao chegar em casa no bairro Porto Alegre...

VÍDEO: Mulher fica presa dentro do Cemitério Senhor do Bonfim, em Brumado

Uma mulher foi encontrada trancada dentro do Cemitério Senhor do Bonfim, em Brumado, na tarde do último sábado (17). O episódio ocorreu após...

PM apreende 46 kg de drogas e prende suspeito por tráfico em São Gonçalo dos Campos, Bahia

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de sábado (17), na localidade de Tapera, em São Gonçalo dos Campos. A...