Em estreia com empresários, Boulos defende exploração de terras raras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na noite desta segunda-feira, em Brasília, o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, participou de um evento promovido pelo Esfera Brasil e falou sobre a importância da exploração de minerais críticos. Ao lado de João Camargo, presidente do Conselho do Grupo Esfera, ele enfatizou que a extração de terras raras é uma questão de soberania nacional.

Boulos defendeu que o Brasil deve se dedicar a exportar produtos com maior valor agregado, ao invés de simplesmente exportar matérias-primas. Ele destacou que o país possui a segunda maior reserva de terras raras do mundo e questionou: “Vamos exportar isso de forma bruta ou vamos processar aqui e criar uma cadeia produtiva?” Para ele, essa discussão deve ser suprapartidária, envolvendo tanto empresários quanto setores da população.

“Esse é um projeto que deveria ser suprapartidário, com compromisso dos setores populares e dos setores empresariais: a soberania sobre os nossos recursos minerais. Temos a maior reserva de quartzo, que hoje exportamos de forma bruta, com valor 20 vezes menor do que poderia valer se processássemos aqui”, afirmou Boulos.

A exploração de terras raras está ganhando destaque no governo federal, especialmente com o crescente interesse econômico dos Estados Unidos na extração desses metais. O Brasil, segundo o Ministério de Minas e Energia, possui cerca de 25% das reservas mundiais.

Esses minerais são fundamentais para a fabricação de produtos como smartphones, televisores e equipamentos militares, incluindo aeronaves e submarinos. Apesar de serem usados em pequenas quantidades, são considerados insubstituíveis e possuem alto valor comercial.

Recentemente, no dia 16 de outubro, foi instalado o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), que visa criar políticas voltadas para a exploração de minerais críticos, com a participação direta de Boulos e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é preservar recursos como lítio e nióbio, que são vistos como patrimônio do povo brasileiro.

A discussão sobre terras raras continua a ser um tema central nas reuniões do governo, incluindo a recente com lideranças do setor mineral e investidores internacionais. O que você acha sobre a gestão e exploração dos nossos recursos minerais? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado livre de energia: falta de informação ainda é grande obstáculo

Mercado livre de energia avança no Brasil com mais de 84 mil empresas migradas; foco em gestão de tarifas e confiabilidade. Resumo: o mercado...

Wagner indica foco em “provar inocência” e nas eleições de Lula e na Bahia como motivo para deixar liderança do governo

O senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, anunciou nesta quarta-feira que deixará a liderança do governo no Senado, em acordo com o...

VÍDEO: Michelle Bolsonaro acusa Flávio Bolsonaro de desrespeito e humilhação

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro gravou um vídeo nas redes para afirmar que foi desrespeitada por telefone pelo senador Flávio Bolsonaro, e aponta tensões...