Bolsonaro à espera de um milagre que o livre da prisão iminente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O futuro de Jair Bolsonaro está nas mãos da Justiça. Sua situação se agravou desde que foi condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. Essa decisão foi proferida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal em setembro e, agora, começa a ser avaliado um recurso de sua defesa.

O recurso, conhecido como embargo de declaração, é usado para questionar pontos obscuros ou contraditórios na decisão tomada. Contudo, as expectativas são de que essa defesa seja rejeitada de forma unânime pelos ministros. O primeiro a votar no julgamento será Alexandre de Moraes, seguido por Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Luiz Fux, que votou a favor da inocência de Bolsonaro, não participará do julgamento.

Caso o embargo seja negado, a defesa pode tentar um recurso infringente, que revisa questões de mérito. Mas, como Bolsonaro teve apenas um voto favorável, o recurso provavelmente não será aceito e será visto como uma estratégia para atrasar o início da pena.

Historicamente, o Supremo entende que um processo só é encerrado após a rejeição do segundo recurso apresentado. Entretanto, há precedentes em que processos foram concluídos após o primeiro recurso. Portanto, o que acontecerá a seguir dependerá da perspectiva dos ministros da Primeira Turma.

Com a situação alarmante, não seria surpreendente que Bolsonaro iniciasse o cumprimento da pena em breve. Mesmo assim, ele ainda tem opções espirituais, como apelar a São Dimas, o padroeiro dos presos, ou a São Leonard de Noblat, que protege prisioneiros políticos e de guerra.

E você, o que pensa sobre esse desenrolar da situação de Bolsonaro? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A carta-testamento do monarca enfermo, preso e sem futuro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo Natal operando de forma bem-sucedida uma hérnia inguinal. Nos próximos dias, os cuidados médicos deverão se concentrar...

Polícia Militar impede desordem envolvendo motoqueiros no “Rolezinho de Natal” em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, a Polícia Militar agiu na noite de terça-feira para impedir o tradicional “Rolezinho de Natal”, que no ano passado...

Polícia Federal demite agentes por atuação como coach de concursos

Pedro Henrique Cooke de Alencar Lins, 32 anos, e Bruno Horn, 37, foram demitidos pela Polícia Federal, conforme publicado no Diário Oficial da...